Esporte

Paintball diverte e é exercício de alto gasto energético. Pratique!

Por Redação Doutíssima 30/07/2014

Reunir um grupo de soldados e planejar um ataque armado contra o exército inimigo. Em primeira análise, parece uma estratégia de guerra. Não deixa de ser, mas o paintball é um confronto de paz. Uma ótima forma de juntar os amigos, diminuir o estresse e o mau humor do dia a dia e ainda gastar várias calorias.

Conheça e pratique o paintball

Em sua tradução literal do idioma inglês, paintball é a junção das palavras tinta e bola. Os jogadores são munidos de uma espécie de arma com munição feita de bolinhas de gelatina fina com tinta hidrossolúvel e não tóxica.

paintball

Paintball pode fazer com que você queime até 1000 calorias de forma espontânea. Foto: Shutterstock

Ele pode ser considerado um esporte de ação, apesar de não representar nenhum risco maior à saúde de quem o pratica. Pode ser praticado de forma individual, mas, normalmente, são organizadas duas equipes que tem objetivo de roubar uma bandeira que fica fixada na base da equipe adversária.

Ao mesmo tempo tem que proteger sua própria base para que o adversário não consiga cumprir a sua meta. Os instrumentos utilizados como armas para este tipo de atividade disparam as bolinhas de tinta a uma velocidade que varia ente 200 e 300 pés por segundo.

Benefícios do paintball para a saúde

Se você está de dieta, tentando perder aqueles quilos que fazem com que você se sinta culpado, o paintball pode ser uma boa saída.

O jogo tem duração média de 60 minutos e pode fazer com que você queime entre 800 e 1000 calorias, de forma espontânea, sem a ajuda de remédios. Surge como uma alternativa para quem acha monótono passar horas na academia fazendo exercícios sempre parecidos em um espaço fechado.

Corrida, escalada e mergulho estão entre os movimentos que o jogador pode realizar durante uma partida, dependo de onde estiver praticando. Além de queimar calorias, o esporte vai fazer com que você se sinta cansado, ajudando a ter uma boa noite de sono.

O paintball ajuda no aumento gradual de força e elasticidade do corpo humano. A saúde do pulmão vai melhorar por realizar o esforço, podendo ajudar na prevenção de doenças respiratórias. A prática deste exercício ajuda no controle da pressão arterial e reduz o risco de doenças do coração.

Atividade faz bem ao corpo e à mente

Não importa se você é homem ou mulher, grande ou pequeno, magro ou um pouco mais pesado: no paintball, todos podem participar e se divertir. Ele é um excelente aliado para combater o estresse, por oferecer ao praticante a oportunidade de descontar sua raiva e até ser agressivo, fazendo isso de uma forma civilizada.

Apesar de ter certa agressividade e espírito de combate, o esporte é bastante seguro, já que, ao praticar, você irá vestir uma roupa adequada e capacete para que não sinta dor ao ser atingido pelos disparos do inimigo.

Além disso, como toda a atividade física, o paintball é responsável por liberar endorfina para o cérebro. Esta é a substância responsável pela sensação de prazer, que faz com que você fique bem humorado. A endorfina é importante para a redução do estresse, da ansiedade e de alguns sintomas que podem levar a pessoa a ter depressão.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!