Dica do Nutricionista

Refrigerante zero engorda? Tire suas dúvidas sobre os reais benefícios da bebida

Por Redação Doutíssima 30/07/2014

Existem diversas razões para consumir refrigerante zero: “ele não tem calorias”, “estou de dieta” ou “estou tentando diminuir a minha ingestão de açúcar“. Mas você já parou para pensar que esta bebida pode não ajudar na perda de peso e que o refrigerante zero engorda?

Refrigerante zero engorda: e agora?

Por muito tempo, acreditava-se que o refrigerante zero era uma alternativa para quem estava de dieta e cortando o açúcar e as calorias. Por exemplo, se você tivesse com vontade de comer doces, o refrigerante zero seria uma forma de satisfazer esse desejo. Mas será que vale a pena? Será que o refrigerante zero engorda? Conheça um pouco mais sobre ele.

refrigerante-zero

Apesar de não possuir calorias, estudos indicam que o refrigerante zero engorda. Foto: Shutterstock

Não tem açúcar, mas tem adoçante

Os adoçantes artificiais têm sido o centro do debate por mais de uma década. Alguns relatos contam que o uso de adoçantes pode ser vinculado ao câncer e ao lúpus. O refrigerante zero utiliza o aspartame, que é um substituto do açúcar que não contém calorias.

Um estudo europeu realizado pela Fundação Europeia Ramazzini, em 2005 sugeriu que pode haver uma ligação entre o aspartame e o câncer, mas este estudo não é validado por órgãos de controle, que dizem que o aspartame é seguro.

Com fome? Pode ser culpa do refrigerante zero

As calorias têm uma má reputação. Mas o fato é que o corpo precisa de calorias para sobreviver. Quando você bebe algo com zero calorias, você está enganando seu corpo.

Sempre que você comer, seu corpo começa uma reação em cadeia, se preparando para digerir o alimento que você come. Quando você bebe um refrigerante de zero calorias, isso pode deixar o seu corpo confuso, porque ele não está ganhando energia ou nutrição para a digestão. O resultado? Você sente mais fome. Por isso, podemos dizer que o refrigerante zero engorda, mas não é só por isso.

Como algo tão doce pode ser ruim?

Nosso corpo não precisa de açúcar, já que obtemos a glicose através de outros alimentos, como a batata, o pão e alguns legumes, mas isso não impede nosso desejo por doces. Os adoçantes artificiais são cem vezes mais doces que o açúcar comum.

Se você beber refrigerante zero, pode criar um problema, pois os alimentos naturalmente doces, como frutas ou mel, podem estimular o apetite para outros alimentos doces ou jogar fora a capacidade do seu corpo para estimar com precisão o número de calorias que você consome, especula o site da Escola de Saúde Pública de Harvard. Esta é outra razão em que se pode acreditar que refrigerante zero engorda.

Refrigerante zero engorda e não tem benefícios

A água é a bebida mais saudável para seu corpo. Isso não quer dizer que você não pode nunca mais tomar um refrigerante de vez em quando, mas procure não fazer isso todos os dias. Se você beber regularmente, esteja ciente dos impactos negativos sobre o seu corpo.

Faça uma boa escolha, e cuide o que você está ingerindo. Só porque ele diz zero calorias não significa que está livre de preocupação. Se você quer perder peso, busque alternativas mais saudáveis, já que vários indícios indicam que o refrigerante zero engorda.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!