Os preservativos são a melhor maneira de se proteger contra as infecções sexualmente transmissíveis (DSTs) e a gravidez indesejada. Por isso é importante que qualquer pessoa sexualmente ativa aprenda a colocar camisinha masculina corretamente, garantindo assim a sua máxima eficácia.
Erros mais comuns na hora da camisinha
Um estudo realizado pelas Universidades Emory e Indiana, dos Estados Unidos, buscou identificar os erros mais comuns quando se trata do uso de camisinhas. Foram analisados 158 estudantes que se encaixaram nos critérios propostos pelos pesquisadores – não serem casados e terem utilizado camisinha ao menos uma vez nos últimos três meses.
Desses, 42% relatou ter ocorrido de querer usar camisinha em determinado momento e não a ter disponível. Além disso, houve ainda outros problemas relacionados à segurança – 74% dos entrevistados disse não checar a camisinha à procura de danos; 61% mencionou não conferir a data de validade; e 60% relatou não discutir a utilização com a parceira antes do início da relação.
Não bastasse isso, 43% dos entrevistados disse que colocava a camisinha já depois de iniciada a relação sexual. Outros 15% ainda mencionaram que a retiravam antes de terminada a transa.
Aprenda a colocar camisinha masculina
Os números mostram que nem todas as pessoas têm consciência de como utilizar a camisinha corretamente. E saber colocar o preservativo da forma adequada é fundamental para evitar que ele se rompa e perca sua eficácia. Veja como fazer isso:
1. Abra o pacote com cuidado
Tenha cuidado ao abrir a embalagem do preservativo para que você não rasgue ou danifique o látex com seus dentes, unhas ou anéis. Além disso, não desenrole o preservativo antes de colocá-lo no pênis porque ele pode enfraquecer o látex e torná-lo difícil de usar. Verifique ainda a data de validade na embalagem.
2. Com o preservativo fora da embalagem
Pressione suavemente para fora o ar na ponta do preservativo. É fundamental certificar-se de deixar um espaço na ponta para coletar o sêmen. Isso também garante que ele não irá vazar para fora do preservativo.
3. Lubrificantes
É possível usar um lubrificante à base de água durante a relação sexual para diminuir o atrito e as chances do preservativo se romper. Porém, jamais utilize um lubrificante à base de óleo porque esse material é capaz de enfraquecer o látex e fazer com que ele se rasgue.
4. Como colocar a camisinha
Tanto faz quem irá colocá-la – se o próprio usuário ou sua parceira –, o importante é fazê-lo corretamente. Caso seja você quem esteja colocando o preservativo no seu parceiro, segure a ponta dele entre o polegar e o indicador contra a cabeça do pênis.
Coloque-o apenas quando o pênis estiver ereto – ou seja, duro. Desenrole a camisinha ao longo de todo o comprimento do órgão.
5. Como tirar o preservativo
Depois que houver a ejaculação, é necessário retirar a camisinha enquanto o pênis ainda estiver ereto – do contrário todo o sêmen poderá escorrer quando a ereção é perdida.
Fazer isso é bastante simples: segure o preservativo na base do pênis enquanto a retira, cuidando para que o sêmen não escorra. Role-o suavemente em direção à ponta do pênis para retirá-lo com segurança.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!