Dica do Nutricionista

BCAA é mais uma opção para quem busca aumentar a massa muscular

Por Redação Doutíssima 31/07/2014

Muitas vezes o ganho de massa muscular pode ser demorado e depende não só de exercícios, mas também de uma dieta que ofereça uma alimentação balanceada. Pode ser importante você conhecer o BCAA, suplemento que pode ajudar na aceleração desse processo.

Há cerca de 20 tipos de aminoácidos que são essenciais para o corpo humano, tanto para a construção muscular quanto para o bom funcionamento do organismo. Mas o corpo é capaz de produzir apenas 10 deles e, o restante, deve ser obtido através da alimentação ou pela suplementação, que é o caso do BCAA.

bcaa

O BCAA é indicado como complemento alimentar para o aumento da massa muscular. Foto: Shutterstock

O que é o BCAA

A sigla BCAA significa em inglês Branch Chain Amino Acids, o que quer dizer aminoácidos de cadeia ramificada. Esse suplemento alimentar é formado por três tipos de aminoácidos que fazem parte do grupo das proteínas, que são: a Vanila, a Leucina e a Isoleucina.

Eles auxiliam no ganho de massa muscular, pois, a partir dos aminoácidos, são geradas as proteínas, que são fundamentais para a produção dos músculos.

Quando usar o BCAA

Durante a prática de exercícios físicos intensos e que exigem muito, se o organismo não tiver os nutrientes necessários para se abastecer durante a atividade, ele pode acabar retirando os aminoácidos presentes nos músculos para repor a energia que está gastando. Isso resultará no contrário do desejado: em vez de ganhar massa muscular, o corpo perderá.

O BCAA é indicado como complemento alimentar porque contém aminoácidos que aumentam a produção das proteínas musculares e diminuem a sua degradação na hora do treino, evitando que o músculo sirva como fonte de energia.

O suplemento auxilia na recuperação do músculo de forma mais rápida depois do exercício, gerando maior ganho de massa muscular. Além disso, resulta em outros benefícios, como: o aumento da resistência muscular, a fonte de energia e a preservação do glicogênio muscular.

O suplemento tem opções em cápsulas ou em pó e é indicado ingerir de 4 a 8 gramas em cada vez. O ideal é consumir imediatamente antes e depois dos treinos, para que ele possa suprir todas as necessidades do corpo, otimizando os resultados de recuperação e de ganho de massa muscular.

Sem efeitos colaterais

O BCAA não causa efeitos colaterais, pois se trata de aminoácidos essenciais para o corpo humano, que devem ser ingeridos por meio da alimentação ou suplementação. Como contém nutrientes responsáveis pela construção muscular e não possui calorias, o suplemento não engorda. E ele pode ajudar no processo de emagrecimento, se combinado com o treino adequado e uma alimentação balanceada.

É comprovado que o BCAA aumenta o ganho de massa muscular, se combinado, é claro, com os exercícios físicos e uma alimentação adequada. Qualquer pessoa que queira ganhar massa muscular e melhorar o seu desempenho esportivo pode tomar o suplemento. Mas é importante sempre buscar a orientação de um profissional, para que o resultado seja o desejado.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!