Clínica Geral

Entenda o que causa dores nas pernas e como aliviar esse incômodo

Por Redação Doutíssima 31/07/2014

Sentir dores nas pernas é mais comum do que você pensa. Problemas de circulação, desgaste muscular, problemas ósseos ou nas articulações podem ser agentes causadores deste mal.

Alívio contra as dores nas pernas

Porém, alguns hábitos simples do dia a dia podem trazer alívio para este problema, que, por vezes, pode atrapalhar a realização de atividades corriqueiras ou até mesmo os períodos reservados ao descanso. Conheça neste artigo algumas dicas para diminuir estas dores.

dores-nas-pernas

Para as mulheres, o uso de saltos altos é um hábito que gera dores nas pernas. Foto: Shutterstock

9 dicas para enfrentar as dores nas pernas

1. A posição que você fica no trabalho, durante a maior parte do dia pode ser um fator determinante para o aparecimento das dores nas pernas. Se o seu emprego exige que você fique muito tempo de pé, procure fazer alguns tipos de alongamento e andar por alguns minutos.

Pelo menos de hora em hora procure ir ao banheiro ou ir beber água para alterar o posicionamento das pernas e melhorar a circulação sanguínea. Caso você fique a maior parte do tempo sentado, fique bem encostado à cadeira e tente não cruzar as pernas.

2. Ao chegar em casa, procure deitar por alguns minutos com as pernas elevadas a um ponto que fique acima da altura do seu coração. Coloque uma ou duas almofadas em baixo das pernas e fique deitado de barriga para cima por cerca de 20 minutos.

3. No verão, a tendência é que as dores nas pernas aumentem. Evite ficar com as pernas expostas ao sol durante muito tempo e procure diminuir a temperatura da água durante o banho nesta estação.

Lavar as pernas com água morna, alternando para água fria pode contribuir para uma melhor circulação de sangue nessa região do corpo. Repita algumas vezes a operação durante alguns dias e sinta uma diminuição das dores nas pernas.

4. Quando estiver indo para a cama, faça uma massagem nas pernas. Utilize movimentos circulares de baixo para cima, eles melhoram sua circulação sanguínea. Se for possível, peça para que seu marido ou esposa o faça: além de aliviar suas dores nas pernas é um gesto de carinho e cumplicidade entre os parceiros.

5. Tente não usar salto alto durante muito tempo, principalmente no verão. Saltos acima de sete centímetros forçam muito os músculos da panturrilha e podem contribuir para o aumento das dores nas pernas. Use meias e roupas confortáveis, que não sejam muito apertadas na região das pernas.

6. A prática de exercícios físicos é extremamente importante. Comece com uma caminhada leve de 15 a 20 minutos, depois evolua para uma corrida. Sempre procure alongar a musculatura das pernas antes e depois de exercitá-las. Além de ativar a circulação e reforçar a musculatura, o exercício faz com que você perca peso. O excesso de peso pode ser um causador de dores nas pernas.

7. Mantenha uma alimentação balanceada. Tente não exagerar na ingestão de açúcar e gordura. Prefira uma dieta mais rica em legumes e frutas. Sua saúde como um todo, reflete na saúde de suas pernas.

8. O cigarro é um grande inimigo da circulação de sangue. Por isso, procure não fumar.

9. Se julgar necessário, vá ao médico. Verifique a sua tensão arterial regularmente. Faça exames verificando os níveis de açúcar no sangue, o colesterol, etc.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!