Clínica Geral

Infecção urinária: conheça tratamentos e dicas para aliviar sintomas em casa

Por Redação Doutíssima 31/07/2014

Está precisando ir muitas vezes ao banheiro? Não consegue segurar a urina? E quando começa a urinar, sente uma ardência? Então, talvez possa estar com uma infecção urinária.

A doença, que é mais comum entre as mulheres, pode acabar passando despercebida com sintomas tão costumeiros. Mas é preciso tratá-la. Em casos mais graves, ela pode evoluir para uma infecção generalizada e trazer sérias complicações.

infecção-urinária

Vontade de urinar, dor e ardência são sintomas relatados na infecção urinária. Foto: Shutterstock

Origem da infecção urinária

O problema surge quando bactérias chegam ao trato urinário. A partir dai, duas diferentes infecções podem surgir. Quando a infecção é na região da bexiga, ela se chama cistite. Porém, se ela se acomoda nos rins, seu nome passa a ser pielonefrite. Na grande maioria das vezes a bactéria vem de dentro do próprio corpo, mais precisamente do intestino.

Existem pessoas que já têm uma predisposição maior a desenvolverem quadros de infecção urinária. São pessoas com cálculos renais, grávidas, diabéticos, indivíduos com incontinência fecal ou ainda em idade avançada. Esses grupos de pessoas tendem a ter mais chance de contrair a doença e, portanto, devem adotar uma precaução maior.

Você ouviu falar que a infecção urinária pode ser contraída através do ato sexual? Isso também é verdade. A bactéria pode ser repassada durante o ato, o que poderá deixar os dois parceiros com a infecção. Porém, essa não é a principal forma de contágio. A mais comum é a forma natural, quando a bactéria vem do intestino.

Sintomas da infecção urinária

Quando a infecção está apenas na bexiga, os sintomas são mais leves. São relatados muita vontade de urinar, sensação de ardência ao urinar e a impossibilidade de segurar a urina. Já a infecção nos rins costuma ser mais grave, causando vômitos, dores nas costas, febre, além da falta de disposição.

Se você desconfia que pode estar com uma infecção urinária, procure o médico. O exame pode ser feito através da urina do paciente. No caso das mulheres, o ginecologista poderá analisar o nível de bactéria ali presente.

Este problema também atinge muito mais as mulheres do que os homens e o motivo está na anatomia do corpo. Nas mulheres, o ânus está mais próximo da vagina do que o ânus do canal da uretra, no caso dos homens.

Tratamento

Para quem já está com uma infecção urinária, o tratamento deve ser feito através de antibióticos. O médico irá analisar o grau da doença e auxiliará na melhor forma de aplicar os medicamentos.

Prevenção

Para evitar a infecção, as dicas são: não reter a urina por longos períodos, ir ao banheiro após a relação sexual, beber muito água e se sentir qualquer desconforto ou problema, ir imediatamente ao médico. Na maioria dos casos, beber muita água e ir ao banheiro regularmente eliminam as chances da infecção, pois isso mantém a bexiga e uretra limpas.

Agora, você já está informado o suficientemente para evitar a infecção urinária. Então, não perca tempo: beba muita água, vá ao banheiro quantas vezes for preciso, inclusive após o ato sexual e não segure a vontade de urinar. Seguindo estes passos, você estará assegurando uma saúde muito mais plena.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!