Psicologia

Saiba como identificar o TOC e lidar com o problema

Por Redação Fortíssima 31/07/2014

Você vive com um vidro de desinfetante nas mãos ou não pisa em rachaduras na calçada? Essas peculiaridades podem ser um traço de personalidade ou preferências, mas em alguns casos são uma forma de como identificar o TOC, sigla para transtorno obsessivo-compulsivo.

Como o próprio nome indica, trata-se de um problema marcado por pensamentos e compulsões obsessivas. A boa notícia é que é possível tratá-lo.

como identificar o TOC-doutissima-iStock

TOC é um problema marcado por pensamentos e compulsões obsessivas. Foto: iStock, Getty Images

Aprenda a como identificar o TOC

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é caracterizado por pensamentos e medos (obsessões) que levam uma pessoa a realizar comportamentos repetitivos (compulsões) não razoáveis. Nem todos conseguem perceber que essas obsessões não são razoáveis, e quem identifica muitas vezes as ignora. Isso só aumenta a angústia e a ansiedade.

Os sintomas desse transtorno geralmente são obsessões e compulsões em conjunto, mas é possível apresentar apenas uma delas. As obsessões do TOC são repetidos impulsos ou imagens que causam angústia ou ansiedade persistentes, das quais você tenta se livrar através de uma compulsão ou ritual.

Quer um exemplo para ver como funciona? Há pessoas que têm medo de serem contaminadas ao apertar mãos ou tocar objetos. Caso elas tenham TOC, ao serem colocadas diante dessa situação podem ter reações estressantes inadequadas, como gritar obscenidades, agir de forma inadequada, entre outros.

Por outro lado, as compulsões do TOC são comportamentos repetitivos que você se sente compelido a executar, destinados a prevenir ou reduzir a ansiedade relacionada com suas obsessões, evitando assim que algo ruim aconteça. Tal como acontece com as obsessões, as compulsões normalmente têm temas, como limpeza ou seguir uma rotina estrita.

Não importa qual seja o caso, os sinais geralmente começam de forma gradual e tendem a variar em gravidade ao longo da vida. Eles costumam piorar quando as pessoas afetadas estão experimentando fases de maior estresse.

O TOC é considerado uma doença que irá acompanhá-la ao longo da vida e que por ser bastante grave e incapacitante – principalmente porque muitas vezes é difícil a pessoa aceitar que a tem.

Viver com transtorno obsessivo-compulsivo

A ideia de que seu cérebro está mentindo para você pode ser um conceito difícil de entender. A maioria das pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo está consciente de que suas ideias estão desconectadas, irrealistas ou extremas, mas não consegue evitar certas ações ou entrar certos pensamentos. Resistir a essas ações pode causar grande ansiedade ou aumento no pensamento obsessivo.

Felizmente há várias formas de aliviar os sintomas obsessivos-compulsivos. Quem sofre com TOC pode se sentir melhor e aprender a superar suas compulsões. Os dois tratamentos mais comuns são a psicoterapia e a medicação.

Os inibidores da receptação de serotonina normalmente são a primeira linha de defesa, mas é possível que a maioria dos pacientes que tome drogas não responda bem apenas a elas.

Segundo um estudo publicado no Journal of Clinical Psychiatry, os sintomas do TOC podem ser melhorados através da incorporação de exposição e prevenção de resposta terapêutica ao tratamento. Esse é um tipo de terapia cognitivo-comportamental na qual o paciente enfrenta gatilhos que trazem à tona suas obsessões, em uma tentativa de parar de executar os rituais a elas associados.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!