Dieta

Apenas sopas, sucos, vitaminas e shakes. Conheça a dieta líquida e seus efeitos

Por Redação Doutíssima 01/08/2014

Muitas celebridades, como a atriz Demi Moore e a cantora Beyoncé, se dizem fãs da dieta líquida quando o objetivo é perder alguns quilinhos de forma rápida.

Uma solução rápida e barata, a dieta líquida consiste fundamentalmente em alimentar-se durante um período apenas de líquidos, como sucos, sopas, vitaminas e shakes. Com essa proposta, muitas são as receitas criadas com a finalidade de suprir a demanda desintoxicante e emagrecedora desta dieta.

dieta-líquida

Dieta líquida prevê ingestão durante certo período só com líquidos, como sopas. Foto: Shutterstock

Resultados da dieta líquida

As pessoas que aderem aos programas da dieta líquida são praticamente unânimes em assegurar sua eficácia em termos de eliminação de peso extra, bem como eliminação do excesso de líquido e toxinas, trazendo também o benefício do fim do inchaço.

E o melhor: é possível perceber os efeitos desta dieta de forma rápida – o que é super importante na realidade atual em que as pessoas não têm mais paciência para programas de emagrecimento a longo prazo.

Atenção aos riscos

No entanto, fique alerta! É de consenso dos nutricionistas não apoiar dietas bruscamente restritivas, como é o caso da dieta líquida. Pensando na sua saúde, o ideal é que ela seja seguida por no máximo cinco dias e que não torne a ser feita pelo intervalo de um mês.

Isso garantirá que você não sofra perda demasiada de nutrientes importantes para o seu corpo. Além disso, passado o quinto dia, há uma tendência natural do seu corpo a ligar o alerta e armazenar toda a gordura que você tem. Tal efeito irá desacelerar seu metabolismo e influenciar negativamente no emagrecimento.

Também é prejudicial ao programa a ausência de mastigação, a qual tende a tornar o momento destinado às refeições mais tedioso, desestimulando você a continuar seguindo de forma regrada o programa desta dieta.

Quando adotar

A época mais indicada para a adesão da dieta líquida é o verão. Isso porque é nessa estação que consumimos mais bebidas geladas que, no geral, possuem efeito termogênico sobre o organismo, queimando calorias mais rapidamente, desinchando mais e, de brinde, ainda reduzindo a vontade de ingerir doces.

Além dos shakes e sopas, ingeridos ao longo do período de dieta, é fundamental não descuidar da ingestão de sucos e, preferencialmente, de água. Ela é a grande responsável por eliminar o acúmulo de toxinas em nosso corpo, bem como uma combatente natural do acúmulo de ureia no organismo.

Adote o hábito de ter uma garrafinha com água sempre junto de você, e não espere sentir sede para toma-la: 200 ml por hora é uma boa medida para se adotar. Diminua ao máximo o consumo do café e abuse dos chás.

Fatos importantes sobre a dieta líquida

Não é recomendado praticar exercícios exaustivos enquanto estiver fazendo a dieta líquida. Ao longo do período da dieta, você irá ingerir pouquíssimas calorias, portanto, não terá energia suficiente para grande desgaste físico. No entanto, faça alongamentos pelo menos duas vezes ao dia e se movimente em sua rotina normalmente.

Perder peso de maneira rápida pode causar queda de cabelo e ressecamento da pele. Além disso, há uma grande probabilidade da pessoa recuperar o peso perdido após algum tempo. Por isso, muitas dietas são de cunho emergencial, porém, sem isentar a necessidade de um programa de reeducação alimentar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!