Medicina Alternativa

Como a acupuntura pode te ajudar a aliviar cólicas menstruais

Por Flavia Macedo Parente 01/08/2014

Todas as mulheres procuram formas de aliviar cólicas menstruais, mas o que poucas mulheres sabem é que a acupuntura pode ser um grande aliado. Além de favorecer o aumento do ciclo de energia dentro da mulher, ela também é capaz de reduzir o stress, um dos maiores causadores da cólica.

 

aliviar cólica menstrual

Foto: shutterstock

 

Cólicas Menstruais você tem? Cerca de 33 milhões de brasileiras sofrem com cólicas menstruais afetando em maior ou menor grau a sua vida, existem mulheres que chegam a ver reduzida sua produtividade em até 70% nesse período e 30% destas mulheres precisam se afastar de suas atividades por pequenos períodos durante o dia, reduzindo ainda mais sua produtividade. O que pouca gente sabe é o quanto a acupuntura é capaz de aliviar cólicas menstruais dessas mulheres.

Existem dois tipos de cólicas menstruais ou dismenorreia, a primária e a secundária, a primária é aquela que aparece logo após a primeira menarca, ou seja, logo após a menina menstruar a primeira vez e normalmente cessa com 20 e poucos anos ou após a primeira gravidez; a secundária é quando ocorre após um período sem cólicas, geralmente é provocada por doenças pélvicas como endometriose, miomas, fibromiomas, inflamações pélvicas. A acupuntura é indicada e eficaz para aliviar cólicas menstruais no tratamento dos dois tipos, sendo que na dismenorreia secundária o trabalho é realizado juntamente com o ginecologista, acompanhando o tratamento médico para a doença pélvica.

A acupuntura sendo embasada na Medicina Tradicional Chinesa nos proporciona uma visão diferenciada sobre tal desarmonia feminina. As principais origens das cólicas menstruais são o stress emocional, influências externas que podem se instalar internamente as quais chamamos de frio e umidade, doença crônica, excesso de trabalho ou até exercícios físicos.

 

Acupuntura para aliviar cólicas menstruais

 

O stress emocional é um grande causador de desarmonias nas mulheres, sendo que influencia principalmente o elemento Madeira, meridiano do Fígado, o qual é responsável pelo fluxo suave das energias em nosso corpo, se o fígado fica estagnado, todo fluxo energético acontece de forma não natural causando a dor durante o ciclo feminino. O frio e a umidade se instalam em nosso corpo através do consumo excessivo de alimentos crus, leite e laticínios, exposição ao frio e ocorre principalmente durante a adolescência, mas que pode se iniciar ainda durante a infância. O excesso de trabalho, exercícios físicos e a doença crônica danificam a energia do elemento Água, meridiano do rim, como se tais situações consumissem nossa energia vital, necessária para um ciclo harmonioso e o que pode dificultar as formas de aliviar cólicas menstruais.

A cólica ou dismenorreia secundária devem ser avaliadas caso a caso, o tratamento e as orientações para aliviar cólicas menstruais vão depender do tipo de desarmonia que a mulher apresenta.
Uma questão muito importante são as formas de tratamento, mulheres que têm medo de agulhas podem ficar tranquilas, pois existem muitas formas de aliviar a cólica menstrual com acupuntura sem agulhas como o laser, magnetoterapia, cromoterapia, auriculoterapia com cristais e outras.

Além disso, é indicado que a mulher que procura aliviar de cólicas menstruais evite comer leite e laticínios, prefira alimentos ricos em fibras, mantenha uma alimentação saudável com horários definidos, pratique exercícios físicos (menos intensos) regularmente, inclusive durante o período menstrual. E muitas outras orientações para o dia-a-dia que dependem de cada caso.
Procure um acupunturista, ele pode te ajudar muito.

Até a próxima.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!