Especialidades

Tudo o que você precisa saber sobre absorvente interno em 6 dicas

Por Redação Doutíssima 01/08/2014

Está querendo utilizar o absorvente interno ou o utiliza já há algum tempo, mas, ainda assim, tem algumas dúvidas sobre ele? Então esse artigo que traz um apanhado de dicas ginecológicas foi feito para você. Confira!

absorvente-interno

Ginecologistas indicam que o absorvente interno seja trocado a cada seis horas. Foto: Shutterstock

Como escolher o tamanho do interno?

Ao contrário do que muitas mulheres pensam, o tamanho indicado na embalagem do absorvente interno não está relacionado em nenhum momento com qualquer tamanho relacionado à vagina. Escolher entre pequeno, médio ou grande tem apenas um fator determinante: o seu fluxo.

Posso usá-lo durante todo o dia?

Usar ou não o mesmo absorvente interno por um dia inteiro é uma dúvida comum. Embora popularmente chamado de “tampão”, ele não apenas obstrui a saída do sangue, mas sim, absorve aquele fluxo.

Se o sangue contido no algodão ficar parado por um tempo prolongado, pode ocorrer proliferação de bactérias que causam infecções genitais. Se a mulher esquecer de retirá-lo por mais dias, essa inflamação pode se estender ao útero e trompas.

Por isso, o ideal é seguir sempre a recomendação da embalagem em relação ao tempo de uso, visto que os produtos são ginecologicamente testados.

Posso dormir com o absorvente interno?

O indicado pelos ginecologistas é que ele seja trocado entre quatro e seis horas. Se você vai dormir até oito horas, você pode utilizá-lo. Do contrário, é recomendado o uso de um absorvente externo específico para o período noturno.

Quem tem DIU pode usar?

Sim. O dispositivo intrauterino (DIU) e o absorvente irão ocupar espaços diferentes no seu corpo, podendo ser utilizados juntos, sem nenhum problema para a saúde.

Deve ser retirado após um banho de piscina?

Imagine a seguinte situação: você saiu do mar, do lago ou da piscina e está utilizando absorvente interno: será preciso retirá-lo imediatamente após o banho? A resposta é não.

A única contraindicação referente ao seu uso é em relação a respeitar o número de horas. Fora isso, você só precisa retirá-lo caso após a saída da água você perceba que o absorvente começou a vazar, porém, se estiver colocado no lugar certo, é raro que aconteça.

E se a cordinha que fica para o lado de fora sumir?

Em primeiro lugar, não se desespere! Ele pode ter caído se você fez força na hora da evacuação. No entanto, se esse não é seu caso, ainda assim não há motivo para desesperar-se.

A vagina é como uma rua sem saída, ou seja, não há a menor possibilidade de o absorvente interno andar pelo seu corpo e se perder. A cordinha não arrebenta, mas pode alojar-se dentro da vagina.

Nesse caso, o indicado é que a mulher com seus próprios dedos faça uma pinça e tente puxar de volta para a superfície. Se você não conseguir sozinha, procure um ginecologista. Porém, mais uma vez, não é preciso desespero.

Deixando a cordinha sempre visível, a retirada é mais fácil e diminui o perigo de você esquecer o tampão ali dentro. Você também pode adquirir o costume de trocar o absorvente quando for ir aos pés. Isso diminui o risco de contaminação da cordinha por bactérias eventualmente presentes nas fezes.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!