Dica do Nutricionista

Campanha #poenorotulo alerta contra os riscos da alergia alimentar

Por Redação Doutíssima 02/08/2014

Na onda das hashtags, nesse ano de 2014 foi criada uma campanha super importante e educativa: a #poenorotulo. Idealizada por um grupo de famílias de pessoas alérgicas a determinados gêneros alimentícios, ela prega a rotulação adequada dos maiores responsáveis pela alergia alimentar, como o leite, o ovo, a soja, o peixe, os crustáceos e o amendoim, dentre outros.

poe-no-rotulo

Campanha #poenorotulo destaca imprecisão nos rótulos de determinados produtos. Foto: Shutterstock

Campanha #poenorotulo alerta contra a alergia

É algo muito importante, já que em pesquisa realizada nos Estados Unidos, entre 1997 e 2007, verificou-se um aumento de 18% nos casos de alergia a alimentos entre pessoas dos 0 a 18 anos. Por isso, é importante termos consciência e aderir à campanha #poenorotulo.

Os objetivos da campanha #poenorotulo?

A campanha #poenorotulo visa tornar o consumo de alimentos, tão importante para nossa nutrição, um hábito mais seguro, e tem como ponto de partida o fato de que falta clareza de informação nos rótulos de determinados produtos.

Essa questão da campanha é realmente importante: a pessoa que tem alergia a determinados alimentos, dependendo do grau de sensibilidade, corre risco até mesmo de morte.

Para piorar e tornar ainda mais nobre o intuito da iniciativa, é preciso saber que existem alergias alimentares que não se manifestam imediatamente, sendo igualmente preocupantes, embora nem sempre possam levar a vítima à morte.

Problemas das embalagens brasileiras

Atualmente, não existem regras específicas para definir a rotulação de alimentos alérgicos mais comuns. Normalmente as letras são pequenas, tornando difícil a leitura e compreensão de todos os ingredientes.

Além disso, muitas empresas usam nomes técnicos – você sabia que caseína significa leite? Por fim, as embalagens de determinados alimentos não alertam para os riscos dos chamados traços de alérgenos. É exatamente sobre esses problemas que a campanha #poenorotulo atua.

Dados indicam que 39,5% das reações alérgicas decorrentes dos alimentos se devem a equívocos na leitura da rotulagem dos produtos consumidos.

Traços de alérgenos

Que as embalagens possuem letrinhas pequenas, você sabe. Que muitas vezes não entendemos coisa alguma do que significam e os nomes técnicos que são utilizados, também. Mas e sobre o perigo dos traços de alérgenos, você sabe o que eles são e o que representam?

Nas grandes corporações, muitas das máquinas utilizadas para produzir o alimento X também são utilizadas para produzir o alimento Y. E, mesmo com uma intensa higienização, alguns resquícios de substâncias utilizadas na produção do produto X ficam impregnadas no maquinário, e podem aderir ao alimento Y. Entendeu o perigo?

Essa é uma das bandeiras da campanha #poenorotulo: fazer com que haja uma regulamentação legal do assunto para que as empresas sejam obrigadas a identificar esse tipo de risco.

No Brasil, ainda há desinteresse

A alergia alimentar é, muitas vezes, tratada como uma bobagem ou um assunto sem interesse no Brasil. Esse é outro dos alertas da campanha #poenorotulo. É que essa condição é muito grave, e como já foi falado acima, pode levar ao choque anafilático e, inclusive, à morte.

Para você ter uma ideia, em outros países, existe uma consciência muito maior sobre essa questão. Nos Estados Unidos, há restaurantes específicos para pessoas alérgicas, nos quais encontram-se pratos absolutamente adequados para quem possui alergia alimentar. Além disso, os rótulos dos alimentos vendidos lá são bem claros quanto às informações relevantes para as pessoas alérgicas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!