Dieta

Dieta do vinagre é escolha de famosas para perder peso. Saiba como funciona

Por Redação Doutíssima 02/08/2014

A dieta do vinagre vem conquistando o coração de quem quer não apenas perder peso, mas garantir uma melhor qualidade de vida em relação a doenças coronárias e redução do colesterol. No entanto, qual o fundamento científico para utilizar o vinagre como elemento na perda de peso?

Dieta do vinagre tem baixas calorias

Pesquisas comprovam que o sucesso da dieta do vinagre está relacionado a uma soma de fatores: possui um número reduzido de calorias, age no corpo de forma a estabilizar o açúcar no sangue e de quebra diminui o apetite.

dieta-do-vinagre

Dieta do vinagre é indicada para perder peso e ainda pode reduzir o colesterol. Foto: Shutterstock

Principais benefícios

A dieta do vinagre acelera o nosso metabolismo, processo fundamental na queima de calorias. Como? Simples! O ácido acético – principal componente do vinagre – influencia o processo de termogênese que nada mais é do que o responsável por gerar a energia que é consumida durante o processo de digestão e utilização dos nutrientes. Com o corpo funcionando mais rápido, esta dietaproporciona ainda uma queima acelerada de calorias.

E o que tudo isso significa? Que fazendo uso da dieta do vinagre você consegue reduzir em até ¼ o nível de glicose do seu sangue mesmo após uma refeição rica em carboidratos simples – como pão e macarrão, por exemplo.

Esse tipo de carboidrato, chamado de simples, tem um índice glicêmico altíssimo, o que se reflete na absorção mais rápida de açúcares e uma sensação de saciedade mais curta. Como se não fosse o suficiente, são esses açúcares que aumentam o nível de insulina no corpo tornando-se inimigo número um daquela silhueta dos seus sonhos.

Ação da dieta do vinagre

A dieta do vinagre entra em ação justamente para reverter esse quadro. O ácido acético inibe a atividade dos carboidratos e suas enzimas digestivas. Como consequência, o açúcar e outros carboidratos passam pelo trato digestivo da mesma forma que as fibras, ou seja, sem ser assimilados.

Dessa forma, cada vez que você temperar com vinagre aquela salada que acompanha a sua massa, o prato principal vai engordar menos, mesmo sendo rico em carboidrato simples.

O consumo indicado na dieta do vinagre é de aproximadamente seis colheres ao longo do dia. No entanto, tenha cuidado com o seu estômago.

Caso você sofra com alguma sensibilidade estomacal, o ideal é que um médico seja consultado antes do consumo excessivo do vinagre, isso porque sua natureza ácida pode irritar as mucosas da parede do estomago, sendo contraindicado para quem apresenta sensibilidade.

Escolha o seu vinagre

Agora, basta escolher o vinagre de sua preferência e fazer bom uso:

Balsâmico: extraído da casca da uva, além de ser bastante consumido em saladas, seu uso também é indicado em carnes vermelhas.

– Vinagre de arroz: comum no Oriente, como no preparo do arroz do sushi. Também pode ser usado em molhos agridoces, sopas e cozidos de carnes e legumes.

– Vinagre de vinho tinto: ideal para o uso em verduras cozidas.

– Vinagre de vinho branco: perfeito para marinar peixes.

– Vinagre de maçã: seu uso é indicado no complemento de sopas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!