Medicamentos

Efavirenz é usada no tratamento do HIV. Entenda sua eficácia e efeitos colaterais

Por Redação Doutíssima 02/08/2014

O efavirenz é um medicamento, usado em conjunto com outros fármacos para o tratamento do HIV, o vírus da AIDS. Trata-se de uma medicação que é da classe dos inibidores de transcriptase reversa não análogo de nucleosídeos, que atua diminuindo a quantidade do vírus no sangue.

efavirenz

Efavirenz pode frear o avanço da AIDS, embora com incômodos efeitos colaterais. Foto: Shutterstock

Qual a eficácia do efavirenz?

O efavirenz não cura o HIV, mas tem um importante papel no tratamento da doença, já que pode diminuir o avanço da AIDS e o aparecimento de outras doenças com ela relacionadas, como infecções graves ou até mesmo o câncer.

Além disso, tomar o medicamento em conjunto com práticas sexuais seguras e outras mudanças no estilo de vida pode diminuir o risco de transmitir o HIV para outras pessoas.

Efeitos colaterais do efavirenz

Como a maior parte dos medicamentos, o efavirenz tem alguns efeitos colaterais. Ele pode causar alguns incômodos relacionados ao sistema digestivo, como mal-estar, vômitos, dores, diarreia e indigestão. Também são esperadas dores de cabeça e dificuldade de concentração.

Os efeitos colaterais mais comuns do medicamento, porém, são a fadiga, o aparecimento de erupções cutâneas, pressão alta, náuseas, diarreia e insônia. É possível, ainda, o aparecimento de alterações nas taxas de gordura do sangue.

Pesquisas indicam que esses efeitos colaterais não possuem uma hora certa para aparecer: pode ser poucas horas após tomar a medicação ou depois de vários dias, e são mais comuns nas primeiras semanas e meses do tratamento. Com o tempo, a pessoa acaba acostumando-se com os esses retornos indesejáveis.

De acordo com uma pesquisa realizada sobre os efeitos colaterais do medicamento, 25% dos investigados apresentaram anomalias neuropsiquiátricas em razão do uso do medicamento, que variam quanto à intensidade e à gravidade.

Outros efeitos colaterais do medicamento

Conheça um pouco mais sobre os efeitos colaterais neuropsiquiátricos do medicamento, e o que você deve observar e relatar ao médico quanto a eles.

Insônia

Não é só o efavirenz que causa insônia, mas também outros medicamentos usados no tratamento contra o HIV. Procure manter anotações sobre a frequência que você tem problemas relacionados ao sono, descrevendo a situação com bastante clareza – observe, por exemplo, se são todas ou algumas noites na semana, e o quanto você está dormindo menos após começar a tomar o remédio.

Concentração e memória

É possível que, após começar a tomar o efavirenz, você sinta mais dificuldade para concentrar-se e tenha alguns lapsos de memória.

Sonhos e pesadelos

Muitas pessoas relatam que, após o início do uso do medicamento, começaram a ter sonhos e pesadelos que pareciam mais reais do que antes do uso da medicação. Fique atento e anote a frequência com que isso ocorre, bem como o quanto esses sonhos e pesadelos o afetam no dia seguinte.

Alterações de humor

Também podem acontecer. É importante anotar quais são essas alterações de humor que você começou a sentir após o uso do remédio. Nesse caso, familiares e amigos podem ser bastante úteis, porque às vezes não temos condições de notar que estamos com essas alterações.

Depressão e pensamentos suicidas

A percentagem das pessoas que apresentou esse efeito colateral do efavirenz é pequena, mas nunca é demais ficar atento. Trata-se de uma situação crítica e, por isso, ocorrendo, procure o médico para que o tratamento possa ser readequado ou até mesmo modificado.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!