Dica do Nutricionista

Carboidratos são vilões ou mocinhos? Entenda os seus efeitos no organismo

Por Redação Doutíssima 03/08/2014

Nas últimas décadas, tornaram-se populares as dietas chamadas low carb. Estas dietas sugerem consumir exclusivamente alimentos ricos em proteínas e gorduras poli-insaturadas, principalmente de origem animal, como a carne e o leite, mas restringir o consumo de carboidratos.

Dizer sim ou não aos carboidratos?

Os adeptos destas dietas justificam que eles são responsáveis pelo ganho de peso. Porém, nutricionistas afirmam que há tipos de carboidrato que são essenciais para uma vida saudável. Mas como diferenciar os bons dos ruins? E como cada um deles atua no organismo? Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto neste artigo.

carboidratos

Há carboidratos que engordam e outros são essenciais para uma vida saudável. Foto: Shutterstock

Questão de qualidade

Alimentos ricos em carboidratos são uma parte importante de uma dieta saudável. Os hidratos de carbono fornecem ao corpo a glicose, que é convertida em energia, e é utilizada para suportar as funções corporais e a atividade física.

Mas a qualidade do carboidrato é importante. Eles podem ser simples ou complexos, com base em sua composição química e como cada um deles atua no nosso organismo.

Eles podem ser consumidos de diversas formas, incluindo açúcares, amidos e fibras. Os do tipo complexo são ligados a três ou mais cadeias de açúcar. Por ter cadeias mais complexas, leva mais tempo para o corpo quebrar suas moléculas. Já os simples não exigem do corpo muito esforço para conseguir energia.

Carboidratos que você deve evitar

Os carboidratos simples são compostos de açúcares fáceis de digerir, com pouco valor nutricional para o seu corpo. Quanto maior o teor de açúcar e menor o teor de fibras, pior serão eles.

Frutas e legumes são, na verdade, um tipo de carboidrato simples, embora sejam drasticamente diferentes de outros alimentos da categoria, como biscoitos e bolos. As fibras das frutas e vegetais mudam a forma como o corpo processa os açúcares e retarda a sua digestão, tornando-os um pouco mais parecidos com os complexos. Conheça os principais alimentos a evitar na sua dieta:

– Refrigerante

– Xaropes artificiais

– Açúcar

– Arroz branco

– Pão branco

– Macarrão branco

– Batatas (que são tecnicamente complexos, mas agem como carboidrato simples no corpo)

– Doces e sobremesas

Isso não quer dizer que você precise parar de consumir o carboidrato simples, mas a ideia é que eles não sejam a sua principal fonte de carboidratos. Porém, se você quer insistir na categoria simples, as melhores escolhas são a batata cozida, o arroz branco e as massas, ao invés de outros tipos de alimentos, como a batata frita, os bolos, as tortas e os biscoitos.

Os mocinhos da sua dieta

Os carboidratos complexos são considerados “bons” por ter uma carga glicêmica menor, o que significa que você vai ter menor quantidade de açúcares liberados a uma taxa mais consistente.

Escolher este tipo de carboidrato no lugar dos simples é uma questão de substituição. Você pode usar o arroz integral em vez de arroz branco, as massas de trigo integral em vez do macarrão tradicional.

Para saber se um alimento é dos grupos dos simples ou complexos, basta olhar para o rótulo. Se o primeiro ingrediente é a farinha de trigo integral, provavelmente serão os carboidratos complexos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!