Dica do Nutricionista

Nutritivo e aliado do emagrecimento: conheça estes e outros benefícios do abacaxi

Por Redação Doutíssima 03/08/2014

O abacaxi é uma das frutas tropicais mais populares do mundo. Ele é doce, suculento e delicioso, e o mais importante, ele é muito nutritivo. Não é à toa que muitas pessoas que querem ter um estilo de vida saudável incluem este fruto em sua dieta. Para saber mais sobre eles, veja neste artigo quais os principais benefícios do abacaxi.

beneficios-do-abacaxi

Benefícios do abacaxi incluem auxílio na perda de peso e prevenção de doenças. Foto: Shutterstock

Benefícios do abacaxi começam na balança

Um dos mais famosos benefícios do abacaxi é auxiliar na perda de peso. Por ser rico em água e fibras, o abacaxi ajuda a eliminar o excesso de líquido do nosso organismo. Assim, perdemos medidas e todo o inchaço, nas partes do corpo que tendem a acumular líquidos.

Além disso, o abacaxi tem poucas calorias – cerca de 40 por fatia – e possui uma substância chamada bromelina, uma enzima muito útil no processamento das proteínas difíceis de quebrar. Dessa forma, pela presença da bromelina, é possível evitar o mal estar associado às comidas geralmente difíceis de digerir.

Mais benefícios do abacaxi para a saúde

Consumir frutas e legumes de todos os tipos tem sido associado com um risco reduzido de muitos problemas de saúde. Vários estudos têm sugerido que o aumento do consumo de alimentos de origem vegetal, como o abacaxi, diminui o risco da obesidade, do diabetes, das doenças cardíacas e promove um aumento da energia e a diminuição do peso. Confira mais de seus benefícios para a saúde:

Prevenção da asma

Os riscos para o desenvolvimento de asma são mais baixos em pessoas que consomem uma grande quantidade de certos nutrientes. Um desses nutrientes é o betacaroteno, encontrado no fruto. Por isso, para prevenir a asma, é só aproveitar um dos benefícios do abacaxi.

Problemas respiratórios

Segundo pesquisas, uma xícara de abacaxi contém 131% das necessidades diárias de vitamina C de uma pessoa adulta. A vitamina C pode ajudar a proteger o organismo contra muitos tipos de vírus.

Pressão arterial

Aumentar a ingestão de potássio, através do consumo de frutas e legumes, pode ajudar a baixar a pressão arterial.

Câncer

Os benefícios do abacaxi também aparecem no fato de ele ser uma excelente fonte de vitamina C. É um antioxidante que ajuda a combater a formação de radicais livres, conhecidos por causar o câncer.

Diabetes

Estudos mostram que diabéticos tipo 1, que consomem dietas ricas em fibras, têm níveis mais baixos de glicose no sangue e diabéticos tipo 2 podem ter melhorado os níveis de açúcar no sangue, lipídios e de insulina.

Digestão

Um dos benefícios do abacaxi, por ser rico em fibras e água, é ajudar a prevenir a prisão de ventre e promover um sistema digestivo saudável.

Inflamação

Alguns estudos têm demonstrado que a bromelina, enzima encontrada no abacaxi, pode reduzir o inchaço e diminuir o tempo de cura e dor associada com lesões e intervenções cirúrgicas.

Pele

O antioxidante da vitamina C, quando consumido em sua forma natural ou aplicado topicamente, pode ajudar a combater os danos na pele causados ​​pelo sol e a poluição, reduzir as rugas e melhorar a textura da pele. A vitamina C também desempenha um papel vital na formação de colágeno.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!