Amamentação

Por que amamentar em público constrange as pessoas? Veja prós e contras

Por Redação Doutíssima 03/08/2014

Fazer algo que não conta com a correta compreensão social ou, então, que não está inserido nas normas sociais de determinada cultura nunca é algo muito agradável. E isso acontece principalmente quando não temos alguém que também o faça e, pior, que causa certo estigma por parte das outras pessoas. É justamente nesse contexto que se insere o ato de amamentar em público.

amamentar-em-público

Amamentar em público é um ato natural para suprir as necessidades da criança. Foto: Shutterstock

Amamentar em público é quebrar tabu social

Os homens costumam ver os seios das mulheres como um objeto sexual e sobre isso não há dúvidas. Então, muitas mães se sentem constrangidas quanto a amamentar em público ou em frente a pessoas desconhecidas.

Esse é um dos grandes temores das novas mamães e que incomoda, porque é difícil compreender o porquê da sociedade não considerar o ato de amamentar em público como um acontecimento natural em razão das necessidades da criança.

Se há algo que efetivamente incomoda e constrange, é esse tabu social. Mas acredite: esse é o único “contra” da amamentação em público, já que a amamentação exerce um papel fundamental na nutrição dos recém-nascidos.

Quer uma dica? Agarre-se nos pontos positivos que vamos falar abaixo sobre a amamentação e lute contra esse tabu!

A importância do leite materno

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que se dê de mamar ao bebê durante seus primeiros seis meses de vida. Isso serve para que os recém-nascidos possam alcançar um ótimo crescimento, um bom desenvolvimento e uma excelente saúde.

Apesar de todos esses benefícios, uma pesquisa realizada em 2009, nos Estados Unidos, mostrou que apenas 74% das mulheres amamentam os recém-nascidos e, dessas, 33% o faziam por três meses e apenas 14% chegavam aos seis meses. Isso talvez se explique pelo tempo diário que a amamentação demanda e pelas dificuldades geradas por esse tipo de tabu.

Mas você quer realmente saber como amamentar é importante e mais um motivo para fazer isso em público? Outra pesquisa realizada nos Estados Unidos, dessa vez em 2010 e publicada na revista Pediatrics, revelou que se as mamães seguissem a recomendação da OMS, aproximadamente 1.000 vidas poderiam ser salvas todos os anos.

Dicas para amamentar em público

Agora que você provavelmente já está convencida da importância de amamentar, ainda que seja amamentar em público, confira algumas dicas para você fazer isso sem muito estresse:

Levante a roupa desde a cintura: se você está vestindo uma camisa que possa levantar sobre o peito, essa é uma ótima medida. Assim, você poderá descobrir o peito para o bebê e deixar a parte superior tapada.

Evite desabotoar a camisa desde a parte de cima: se você desabotoar a blusa ou um vestido a partir do pescoço, irá deixar todo o peito descoberto. Faça o contrário, assim como na dica anterior.

Use camisetas desenhadas para lactantes: elas possuem um design cômodo para descobrir facilmente os seios – há uma sobreposição de dois tecidos na zona do peito, que permite deixar uma na parte superior para tapar a mama, tornando o ato de amamentar em público mais discreto.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!