Medicamentos

Spirulina emagrece e desintoxica, mas também oferece riscos à saúde

Por Redação Doutíssima 04/08/2014

Se você não conhece a spirulina, deveria conhecer. Apesar de não ser exatamente uma novidade, ela vem sendo muito comentada nos últimos anos, isso porque traz inúmeros benefícios para o organismo.

A spirulina foi considerada por muito tempo como uma alga, mas hoje em dia já se sabe que, na verdade, ela é uma cianobactéria, ou seja, uma bactéria capaz de fazer fotossíntese. A confusão se ela é uma alga ou uma bactéria se deu pela forma que é encontrada em lagos, com o pH alcalino.

spirulina

Rica em nutrientes e vitaminas, spirulina também pode ajudar na perda de peso. Foto: Shutterstock

Spirulina é rica em nutrientes

A spirulina é uma excelente fonte de proteínas e contém 22 aminoácidos essenciais. Além disso, também possui em sua composição uma variedade de vitaminas e minerais, incluindo vitaminas do complexo B, beta-caroteno, vitamina E, manganês, zinco, cobre, ferro, selênio e ácidos graxos essenciais, os quais podem contribuir para possíveis benefícios para a saúde. Por estas razões, é frequentemente utilizada como um suplemento nutricional.

A spirulina pode ajudar na perda de peso. Porém, ela não é uma pílula mágica, ou algum tipo de fórmula para a perda de peso imediato, mas é uma fonte totalmente natural de proteínas, vitaminas naturais, minerais essenciais e ácidos graxos essenciais. Ele pode ajudar seu corpo a se tornar mais saudável, natural e facilmente perder peso.

Os seus altos níveis de proteína podem ajudar na digestão, aliviar o apetite e atuar em favor da saciedade. Contudo, sozinho, este suplemento não faz nada. Por isso, deve ser combinado com exercícios regulares e uma dieta saudável e equilibrada.

Ajuda a desintoxicar o corpo

A spirulina é também um desintoxicante natural que oxigena o sangue e ajuda a limpar o corpo de toxinas e outras impurezas que podem estar causando doenças ou outras complicações de saúde.

Já há muito tempo se sabe que o suplemento acelera esta desintoxicação, especialmente durante o jejum, pois tem uma combinação única de fitonutrientes. Existem também evidências de que reduz significativamente a toxicidade nos rins provocada por alguns metais pesados.

Outros possíveis benefícios

Existem muitos benefícios adicionais associados ao uso da spirulina. Eles incluem a melhora da função pulmonar em pessoas que sofrem de asma, a melhora nos níveis de glicose em pacientes com diabetes e, além disso, pode auxiliar a proteção contra certos tipos de câncer, estimular o sistema imunológico e promover o crescimento de probióticos.

Ela também possui poderosas propriedades antioxidantes e ajuda a equilibrar o pH do corpo, reduzindo assim inflamações por todo o corpo de uma forma segura e livre de produtos químicos. Porém, não há evidências suficientes para comprovar esses benefícios, e mais estudos são necessários para confirmar os seus efeitos positivos.

Cuidados ao consumir a spirulina

Os primeiros cuidados que devemos ter ao comprar este suplemento é conhecer a sua procedência e verificar a sua qualidade. Isso porque ela pode estar contaminada com microcistina, que é tóxica e pode resultar em danos ao fígado, parada respiratória, insuficiência renal, convulsões e pancreatite aguda. Além disso, pessoas com fenilcetonúria não devem consumi-lo, assim como pessoas com doenças autoimunes, como a artrite ou o lúpus.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!