Esporte

Melhor idade: veja 5 ótimas opções de esportes para idosos

Por Redação Doutíssima 05/08/2014

Os esportes para idosos têm a função de melhorar a aptidão física da pessoa, bem como as suas relações sociais através da interação social, muito importante nesta fase da vida. É um ambiente divertido e tal distração reduz os níveis de ansiedade e estresse, mantendo o cérebro em funcionamento durante o pensamento tático durante o jogo.

Se você sempre praticou um esporte e não têm problemas saúde, você pode continuar praticando em categorias de veteranos, mas, se você quer começar a praticar esportes para idosos, também há opções para isso.

esportes-para-idosos

O tênis é um dos esportes para idosos mais praticados e com vários benefícios. Foto: Shutterstock

Esportes para idosos ajudam a envelhecer com saúde

Dependendo de uma série de fatores, tais como genética, dieta, meio ambiente e hábitos pessoais, cada um de nós experimenta o envelhecimento de forma diferente.

As doenças que são comuns na terceira idade, entre elas, a artrite, a artrose, a hipertensão, a diabetes, a depressão e as doenças pulmonares. Pode até parecer difícil, mas muitas delas podem ser prevenidas por um estilo de vida saudável e ativo.

Ao escolher um dos tipos de esportes para idosos, é sempre importante levar em consideração a mobilidade, o nível de impacto, o risco de lesão, a quantidade de contato físico e o nível de esforço físico.

 

Dúvidas sobre Fitness e exercícios físicos? Conte suas experiências em nosso fórum.

 

Veja 5 opções de esportes para idosos

Caminhada

Caminhar não é apenas uma ótima maneira de afastar o sedentarismo, mas também é uma das melhores formas para se manter em forma. Com um amigo ou em grupo, é possível fazer caminhadas regulares em parques e conversar ao longo do caminho. Uma ótima maneira de socializar, enquanto se exercita o corpo.

Por isso, esta é uma das atividades mais populares entre os idosos, especialmente entre as mulheres. Este tipo de esporte também é de baixo impacto e pode ser feito por qualquer pessoa, sem necessidade de máquinas especiais de exercícios.

Natação

A natação é um dos esportes para idosos que trabalha todos os músculos do corpo e é bom para o condicionamento físico geral do corpo. Ele aumenta a resistência do corpo e a força interior para combater vários tipos de doenças. Além disso, é altamente recomendável para a aptidão cardiovascular.

Tênis

O tênis é um dos esportes que podem ser praticados por casais, porém, é preciso um pouco mais de agilidade, mas é muito benéfico para a saúde. Muitos clubes já oferecem treinos especiais para grupos da terceira idade, além de várias competições com categoria para maiores de 60 anos.

Ciclismo

Andar de bicicleta é uma ótima atividade para qualquer pessoa, em qualquer faixa etária. Isso porque é um exercício aeróbico, que usa o oxigênio e os pulmões. Com isso, beneficia o coração e a circulação sanguínea, e pode ajudar a reverter alguns dos efeitos físicos do envelhecimento. Para ter estes benefícios deste tipo de esportes para idosos, bastam 30 minutos diários.

Golf

Um dos esportes para idosos mais famosos é o golf. Ele proporciona bem-estar físico e mental, além de promover a interação com outras pessoas. Por precisar de concentração e pelo seu gesto técnico, o golf pode ser muito benéfico para a mente, além de ser um perfeito alongamento do corpo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!