Dieta

Dieta dos termogênicos privilegia alimentos que aceleram metabolismo. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 05/08/2014

A dieta dos termogênicos é baseada na ingestão restrita de carboidratos, enquanto enfatiza o consumo de alimentos com baixo índice glicêmico e com um efeito termogênico. Mas o segredo desta dieta está em sua ação de promover a termogênese durante o processo de digestão.

Como funciona a dieta dos termogênicos

Com o aumento da temperatura corporal, menos gordura é armazenada e esta é a aposta da dieta para promover a perda de peso. Se você quer saber mais sobre como ela pode ajudar a emagrecer em pouco tempo, veja neste artigo como ela funciona e qual o cardápio a seguir.

dieta-dos-termogênicos

Carnes magras e peixes, como o salmão, são destaque da dieta dos termogênicos. Foto: Shutterstock

Os adeptos da dieta dos termogênicos podem escolher entre duas opções e, em cada uma delas, a ingestão de carboidratos depende do formato de corpo.

Formato de corpo maçã: se a concentração de gordura se localiza ao redor da cintura, é recomendado o plano “Cleanout”.

Formato de corpo pera: se a concentração de gordura se localiza principalmente nos quadris, é recomendado o plano glicêmico.

Planos da dieta dos termogênicos

Plano Cleanout: permite um consumo ilimitado de legumes, mas limita a ingestão de carboidratos a duas refeições por dia. Além disso, você não deve comer mais do que duas frutas por dia. Peixes, carne magras e frango são recomendados como fontes de proteínas. O menu diário deve conter três refeições principais, um lanche e uma sobremesa.

Plano glicêmico: permite maior ingestão de carboidratos em relação ao Plano Cleanout, mas também recomenda produtos integrais, evitar produtos refinados e de farinha branca.

A ingestão de frutas, verduras e carne magra é recomendada, embora seja necessário limitar significativamente a carne vermelha. Este plano de dieta consiste de três refeições por dia e uma sobremesa, e você é encorajado a comer um aperitivo 15 minutos antes do almoço e jantar.

Restrições alimentares

Embora ambos os métodos permitam o consumo de uma sobremesa por dia, o álcool não é liberado, pelo menos nas primeiras semanas do plano. Você deve continuar a seguir este plano da dieta dos termogênicos depois de atingir o peso desejado, mas gradualmente poderá aumentar quantidades de alimentos.

Os alimentos que devem constituir a base da nutrição são abacates, feijões, frutas, condimentos (especialmente pimentas), produtos lácteos com baixo teor de gordura, ovos, peixe (especialmente salmão e atum), frutas (especialmente as cítricas), carne magra, nozes, óleos (oliva e canola), arroz e outros cereais integrais, marisco, vegetais e muita água.

Os alimentos que podem ser consumidos como lanche incluem queijo, frango, ovos cozidos, frutas frescas, sorvete de baixo teor de gordura, pudim e gelatina sem açúcar, leite, shakes de proteína, legumes frescos ou cozidos e iogurte desnatado.

Além disso, a dieta dos termogênicos recomenda incluir diariamente os alimentos termogênicos como pimenta, aceto balsâmico, óleo de coco, aipo, canela, mostarda, gengibre, açafrão, salmão, atum e chá verde.

Exemplo de plano com base na dieta

Café da manhã

– Ovos mexidos

– Molho picante

– 1 pêssego

– 1 xícara de chá verde

Lanche da manhã

– Amêndoas

Almoço

– Salada mista de vegetais crus com queijo feta e azeitonas

Lanche da tarde

– Aipo, cenouras e pimentas vermelhas

– Hummus

Jantar

– Salmão grelhado

– Aspargos no vapor

– Salada verde com molho de óleo de coco e aceto balsâmico

Ceia

– Iogurte com baixo teor de gordura

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!