Receitas

Torresmo light existe! Veja como preparar esta receita crocante e leve

Por Redação Doutíssima 05/08/2014

Um dos acompanhamentos que tem que ter em uma feijoada é o torresmo. A delícia crocante é muito fácil de fazer. Seu único problema é que o petisco é uma bomba calórica: feito com a pele do porco, onde está a maior quantidade de gordura da carne. E se você soubesse preparar uma receita de torresmo light? Nós vamos ensinar a você como fazer neste artigo.

torresmo-light

Para fazer o torresmo light, dê preferência ao toucinho com até 1cm de gordura. Foto: Shutterstock

Torresmo light é opção para a sua dieta

A receita de torresmo é muito apreciada pelo mundo todo. O torresmo brasileiro, é uma combinação da receita portuguesa com temperos trazidos pelos escravos da África. Só de falar em torresmo, você já está ficando com água na boca? Mas está de dieta? Nós temos a solução: o torresmo light.

Se você quer controlar o peso e está pensando que nunca mais vai poder se deliciar com este acompanhamento, está enganado. Em sua versão light, o torresmo tem menos gordura, mas se mantém muito saboroso.

Para fazer o torresmo light, é preciso ter um cuidado todo especial com a escolha da carne. Geralmente o torresmo tradicional é feito com o toucinho das costas do porco, mas esta carne tende a ter uma camada grande de gordura e, assim, mesmo que você use o método light, ou perderá praticamente toda a carne do petisco ou ficará gorduroso. Por isso, dê preferência para o toucinho retirado da barriga, com no máximo 1 cm de gordura.

Como fazer a receita de torresmo light

Ingredientes

– 500 gramas de toucinho

– 1,5 litros de água

– Sal a gosto

– 1 xícara de óleo de cozinha

– 1 panela de tamanho médio

– Papel toalha

Como fazer

Primeiro, você deve lavar bem a peça de toucinho e colocar em uma panela com a água e deixar ferver por 30 minutos. Este passo é importante para deixar a carne macia e já retirar um pouco de gordura. Após passar este tempo, reserve e deixe esfriar. Depois de frio, pegue uma faca bem afiada e corte em cubos conforme o seu gosto.

Se quiser utilizar como acompanhamento de uma feijoada, pode cortar em cubos menos, mas se quiser usar o torresmo light como aperitivo, pode cortar em pedaços um pouco maiores. Agora, é só jogar na panela e deixar fritar, mexendo sempre para garantir que todos os cubinhos fritem por igual.

Quando o torresmo estiver bem quente, coloque o óleo de cozinha e deixe fritar até que fiquem crocantes. Quando eles estiverem quase prontos, jogue um fio de água sobre os toucinhos, isso irá proporcionar uma crocância ainda maior a pele.

Para finalizar, cubra uma forma com papel toalha e coloque o torresmo em uma camada única, para absorver a gordura do óleo de cozinha. Depois, é só adicionar sal a gosto.

Opção de receita ao forno

Para fazer o seu torresmo light, você também utilizar o forno. Primeiro coloque o toucinho picado em uma forma e deixe assar por uns 30 minutos. Depois, você termina o processo na panela. Esta versão pode não deixar o seu torresmo tão crocante, mas, mesmo assim, diminui muitas calorias em comparação à receita tradicional.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!