Sem categoria

Treino de musculação para mulheres: como fazer e o que evitar

Por Redação Doutíssima 05/08/2014

Muitas mulheres temem o treino de musculação. Isso porque pensam que, ao treinar com pesos, podem ficar musculosas, tal qual os homens. No lugar desse treinamento, então, passam horas fazendo exercícios aeróbicos, a fim de manter a sua figura “feminina”. A verdade é que as mulheres simplesmente quase não possuem os hormônios necessários para ganhar massa muscular como homens.

Treino de musculação não altera corpo feminino

O hormônio testosterona é responsável pelo grande aumento dos músculos e a sua presença nas mulheres é apenas uma fração dos níveis encontrados nos homens. Isso significa que você pode realizar o treino de musculação sem se preocupar sobre o quanto seus músculos vão crescer.

treino-de-musculação

O treino de musculação deve iniciar com cargas leves e exercícios mais fáceis. Foto: Shutterstock

Aumentar a massa magra não é a mesma coisa que ficar musculosa. Quanto mais músculos você tiver, mais calorias seu corpo vai queimar. Quanto mais calorias você queima, você vai conseguir um corpo mais magro. Aumentando a massa muscular, também irá adicionar forma aos seus braços, diminuir centímetros de sua barriga, e definir pernas e bumbum.

Treino para mulheres: como começar?

Quando iniciamos um treino de musculação, as cargas são leves e os exercícios são mais fáceis. Neste primeiro momento, seu instrutor irá ensinar a maneira correta de fazer cada exercício. Isso é muito importante para evitar lesões e garantir os resultados.

Não tenha pressa, quando seu corpo se acostumar, seu instrutor irá mudar o seu treino para que você consiga atingir a sua meta, seja ela aumentar a firmeza dos músculos, ou emagrecimento.

Quando você está na fase de adaptação do seu treino, serão propostos exercícios para cada grupo muscular. Primeiros, os músculos grandes, depois, os médios e, por último, os menores. Depois do seu primeiro dia do seu treino de musculação, você poderá sentir algumas dores musculares, mas saiba que isto é normal. Não precisa parar de ir à academia, basta conversar com o seu instrutor sobre as dores.

O que evitar no treino de musculação para mulheres

Uma das coisas mais comuns quando uma pessoa começa um treino de musculação é querer recuperar anos de sedentarismo em poucos meses. As mulheres, por sua vez, buscam uma academia nos meses de setembro ou outubro e querem estar em forma para o verão.

A musculação é muito eficaz, mas, assim como uma dieta saudável, pode demorar no mínimo 3 meses para resultados efetivos aparecerem. Por isso, procure não treinar mais do que duas horas. Seu corpo pode ficar desgastado, aumentam os riscos de lesões.

Outra prática que você deve evitar em um treino de musculação é não dividi-lo por aparelhos e, sim, por grupos musculares e respeitar o descanso de cada um destes grupos.

Mais dicas

Uma dieta equilibrada pode potencializar os efeitos dos resultados. Uma alimentação balanceada, com muitas frutas e legumes e, principalmente, proteínas aceleram os efeitos do treino.

Por fim, para melhorar o seu desempenho na academia ao realizar a sua musculação, durma bem. Com o descanso, os resultados podem ser mais visíveis.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!