Clínica Geral

Confira 6 fatos que você deve saber sobre o hipertireoidismo

Por Redação Doutíssima 06/08/2014

O hipertireoidismo é um problema na tireoide – a glândula responsável por regular a função de órgãos importantes, como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. O distúrbio ocorre quando há a produção de hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).

Sintomas do hipertireoidismo

Entre os principais sintomas do hipertireoidismo, podemos destacar um processo de ativação acelerada dos processos metabólicos do corpo, bem como atitudes que são reflexo de nervosismo e irritação e, consequentemente, também podem ocorrer crises de insônia.

hipertireoidismo

Hipertireoidismo é marcado também pelo aumento do volume da glândula tireoide. Foto: Shutterstock

A pessoa com a disfunção tende a ser intolerante ao calor, assim como ter momentos de sudorese em excesso. Taquicardia proveniente do aumento da frequência cardíaca, tremores e olhos saltados também são considerados sintomas do hipertireoidismo, condição que, devido à aceleração do metabolismo, gera uma perda de peso rápida, resultado do processo de queima de músculos e proteínas.

Um dos principais efeitos notáveis em termos físicos é o bócio – popularmente conhecido como papo – que é ocasionado pelo aumento do volume da glândula tireoide, o que se dá também pela falta de sal mineral e iodo no organismo. Clinicamente, é comprovado ainda que o hipertireoidismo  compromete a capacidade que temos de tomar decisões equilibradas.

6 fatos a saber sobre o hipertireoidismo

1. Além da disfunção na glândula tireoide que acelera seu funcionamento, o desenvolvimento do hipertireoidismo também pode acontecer pelo consumo de uma quantidade excessiva de iodo contido em nossa alimentação.

2. Fatores genéticos já comprovaram cientificamente que as mulheres têm uma tendência muito maior que a dos homens para desenvolver a disfunção. Nelas, existe o risco de o hipertireoidismo ser um dos fatores causadores da infertilidade feminina. Também não é totalmente descartada a possibilidade de o distúrbio afetar a gravidez.

3. A causa mais comum deste distúrbio é a Doença de Graves. Essa doença ocorre quando o sistema imunológico começa a produzir anticorpos que atacam a própria glândula tireoide. Seu principal sintoma pode ser percebido nos olhos, que ficam mais saltados e com a aparência de maiores em pessoas acometidas pela doença.

4. O diagnóstico da disfunção é feito através de exames de sangue, com a dosagem dos hormônios tireoidianos (T3 e T4, que ficam aumentados) e do hormônio que regula a tireoide, o TSH.

5. Além da falta de tolerância com ambientes quentes, as pessoas acometidas de hipertireoidismo podem também sofrer com a perda de apetite, bem como com intestino solto.

A aceleração metabólica causa ainda fraqueza nos músculos e também nos ossos por conta da perda de cálcio – que deve ser tratada para não gerar problemas maiores no futuro. A queda de cabelo sem causa aparente também é um sintoma de quem está com disfunção na tireoide.

6. É fundamental que o tratamento seja feito por meio de um acompanhamento do endocrinologista. Será preciso realizar a dosagem hormonal de forma periódica, o que apenas um profissional especializado pode fazer da melhor forma possível.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!