Guia do Câncer

Câncer do rim: entenda como funciona o carcinoma de células renais

Por Dr. Rui Farinha 07/08/2014

Doença muito mais comum nos países ocidentais, o câncer do rim começa a ser diagnosticado com mais frequência em outras regiões do mundo e requer cuidados. Entenda! 

 

câncer do rim

Foto: Shutterstock

 

O organismo humano tem dois rins, que são órgãos importantes para o seu bom funcionamento. Os rins produzem urina em quantidade variável e, tal como qualquer órgão do nosso corpo, os rins podem também pode sofrer de doenças benignas ou de doenças malignas.

De uma forma geral, o Urologista trata as doenças dos rins que exigem algum tipo de procedimento cirúrgico. Do ponto de vista da gravidade, os rins podem sofrer de doenças malignas, que são mais conhecidas como carcinoma de células renais ou câncer do rim.

Este tipo de carcinoma aparece mais frequentemente no mundo Ocidental, mas infelizmente já pode ser visto nos últimos anos um aumento do número deste tipo de carcinomas nas demais regiões do Mundo.

Como qualquer tipo de câncer, também o câncer do rim leva á morte se não for diagnosticado é tratado de maneira precoce. Em alguns países tem-se verificado uma diminuição da mortalidade provocada por este tipo de carcinoma como resultado do investimento no diagnóstico e tratamento antecipados.

Na verdade, existem vários tipos de tumores malignos do rim, sendo que o carcinoma de células renais é o tipo mais frequentemente diagnosticado (90% dos casos).

 

Os homens sofrem mais de câncer do rim

 

As pessosa que tem entre 60 e 70 anos de idade são as mais frequentemente afectadas por este tipo de tumor. Existem quatro factores que estão comprovadamente relacionados com o aumento do risco de desenvolvimento de um câncer do rim. Estes factores são o tabagismo, a obesidade a hipertensão e a existência de um familiar de primeiro grau com história de câncer do rim. Atualmente, também está comprovado que se a pessoa conseguir deixar de fumar e perder peso é possível diminuir significativamente o risco de ter este tipo de carcinoma.

Na maior parte das vezes o câncer do rim atinge apenas um dos órgãos, o que, ainda que haja a necessidade de um tratamento mais radical da doença (como a remoção do órgão), o paciente continua a contar com um rim funcionando normalmente.

Este câncer é diagnosticado através de exames de imagem, como por exemplo, uma ecografia renal e uma tomografia axial computorizada. Existem actualmente muitos casos de câncer do rim diagnosticados de uma forma incidental, quando o paciente passa por um exame destes por outras causas. Estes cânceres descobertos de uma forma incidental são geralmente de menor volume e com um grau de invasão muito menor do que os descobertos à partir dos sintomas da própria doença.

A cirurgia deste tipo de câncer também tem evoluído muito e sempre no sentido da menor invasão possível, com o objetivo de poupar o máximo de massa renal possível, o que favorece a recuperação e a qualidade de vida do paciente.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!