Exercícios

Medicine ball oferece treino para todo o corpo. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 08/08/2014

Quando o assunto é entrar em forma ou mesmo manter o físico atual, novidades não faltam. Uma das mais interessante técnicas que vem conquistando cada vez mais espaço, principalmente entre as mulheres, é a medicine ball. Usando a bola como elemento, pode-se perder peso, aprimorar a coordenação motora e até potencializar os músculos.

Conheça a medicine ball

A bola da medicine ball não é a mesma usada em esportes como o futebol, vôlei ou mesmo basquete. Ela é específica para o uso dos exercícios e pode ser feita de couro, borracha, nylon ou o material que for mais eficiente para a atividade que será executada. O seu peso também varia, o ideal é que iniciantes usem bolas mais leves e que comprem novas, mais pesadas, conforme vão treinando.

medicine-ball

Medicine ball emagrece, aprimora a coordenação motora e fortalece os músculos. Foto: Shutterstock

9 exercícios com a medicine ball

Se interessou pela técnica da medicine ball? Confira alguns de seus exercícios:

1. Deitado: deite no chão, com a barriga virada para cima. Estique os braços, segurando uma bola. Faça movimentos de 180° para a esquerda e depois para a direita, em repetição.

2. Sentado: sente no chão e dobre os joelhos. Com uma bola pequena nas mãos, vire o seu tronco em 180° para a esquerda e em seguida para a direita. Os movimentos também devem ser repetidos.

3. Sustentação nas pernas: deite no chão de barriga para cima. Estique as mãos para o alto da cabeça e segure uma bola. Force o abdômen e com as pernas juntas e suspensas no ar, deposite a bola entre os seus pés. Repita o movimento uma série de vezes.

4. Entre as pernas: pegue uma bola pequena e passe ela por baixo das pernas. É um exercício de repetição.

5. Pernas rotativas: deite no chão de barriga para cima. Estique os braços para cima e segure a bola, deixe as pernas também esticadas para cima. Então, leve os braços para trás e desça uma das pernas, repita o movimento sempre alternando a perna que desce.

6. Bola no chão: coloque a bola no chão e apoie as duas mãos em cima dela. Estique os braços e faça movimentos idênticos ao de uma flexão. É um dos movimentos mais populares da medicine ball.

7. Rotação: separe os pés, estique os braços e segure a bola. Rotacione o corpo para a direita, depois para a esquerda. Repita esses movimentos.

8. Arremesso: pegue uma bola de borracha, estique os braços e posicione as pernas firmes no chão. Arremesse a bola na parede e pegue ela de volta. Outro exercício de repetição.

9. Quicando: estique as mãos para cima, com uma bola de borracha nas mãos. Mova o tronco pra frente e arremesse a bola no chão, deixando ela quicar e voltar para a sua mão.

Esses são apenas alguns exemplos de exercícios que a medicine ball proporciona. O mais interessante é que pode-se criar as mais variadas atividades, sempre fazendo em repetição e com intervalos para descanso. Agora, não precisa mais ser jogador de futebol, vôlei ou basquete para se exercitar e emagrecer com o auxílio de uma bola.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!