Exercícios

Prática do bambolê afina a cintura e ajuda a perder peso

Por Redação Doutíssima 08/08/2014

Engana-se que pensa que o bambolê não passa de um brinquedo infantil. Há muito tempo, esse acessório das crianças divide o espaço também com os adultos, tornando-se um dos queridinhos de muitas academias.

bambolê

O exercício clássico do bambolê pode queimar 40 calorias em apenas meia hora. Foto: Shutterstock

Versátil, ele aparece tanto em aulas de pilates como em treinos funcionais como em exercícios de aeróbica e dança. E mais do que isso: pode ser inclusive adotado por quem não tem tempo de ir até uma academia e prefere se exercitar em casa.

Bambolê promove exercício leve

O bambolê é considerado pelos profissionais da área como uma atividade de baixa intensidade, devido ao fato de que pode ser praticada por qualquer pessoa. Além de relaxar por ser um exercício lúdico, o acessório também afina a cintura e alonga a coluna, bem como trabalha toda a estrutura do abdômen.

Trata-se de um exercício abdominal completo que trabalha toda a região, trazendo firmeza para a barriga que precisa se manter assim durante o tempo todo para dar equilíbrio ao acessório, enquanto ele é movimentado.

Dessa forma, o exercício contribui para que a região tenha mais firmeza e a cintura fique mais fina, que é o sonho de toda a mulher. O bambolê também pode ser usado para a queima de calorias: praticando o exercício clássico, você queima cerca de 40 calorias a cada meia hora.

Potencializando a malhação com o bambolê

Se você já está contente com este gasto calórico, saiba que dá para melhorar ainda mais esse resultado. Se você dispor de mais de um bambolê e ficar pulando entre um e outro, o ato de pular aumenta a frequência cardíaca, fazendo com que seja possível perder cerca de 100 calorias a cada 20 minutos.

Além de provocar maior gasto calórico, pular entre os arcos fortalece a musculatura das pernas fazendo com que elas fiquem mais durinhas. Isso acontece porque as pernas fazem força para se equilibrar nos círculos por isso ficam torneadas depois de algum tempo de prática.

Outra grande virtude da prática está na aquisição da coordenação motora, uma vez que, para conseguir equilibrar o acessório na cintura sem deixá-lo cair, é preciso muito equilíbrio e coordenação para aliar os movimentos do corpo todo em função do eixo central. Esse é um dos principais motivos pelos quais a modalidade é indicada em academias de dança para soltar o quadril.

Melhore o seu gingado

O aumento da nossa capacidade de gingado se dá, pois, ao fazer uso do bambolê, tiramos do centro de nosso corpo as tensões, fazendo com que a pressão comum no local vá embora e, por consequência, o quadril que fica mais relaxado acaba mais soltinho.

Por isso, aliar a dança com o acessório é a opção indicada para aquelas pessoas que querem fazer bonito na pista, mas que, no entanto, não possuem um requebrado natural. Para equilibrar o círculo de plástico na cintura, é preciso coordenação motora. Essa coordenação, com o tempo e a prática, acaba por desenvolver o gingado necessário para fazer bonito nas coreografias.

Uma boa dica para você que busca se equilibrar no bambolê e está apenas começando é colocar, se possível, um pouco de água dentro do círculo. Isso ajuda na estabilização e equilíbrio até que a experiência seja adquirida.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!