Dica do Nutricionista

Você sabia que batata doce emagrece? Entenda como isso acontece

Por Dra. Juliana Rossi Di Croce 08/08/2014

Apesar de se mais conhecida pela grande contribuição na dieta de quem pretende ganhar peso, a batata doce emagrece. Saiba como isso funciona e inclua já na sua alimentação! 

 

batata doce emagrece

Foto: Shutterstock

 

A batata doce é um tubérculo que vêm sendo inserido na alimentação de forma mais frequente nos últimos tempos. Em termos de calorias pode-se dizer que ela possui um razoável teor calórico (100g = 77 calorias = 3 colheres de sopa), mas se for consumida em quantidades adequadas individualmente não trará nenhuma implicação no aumento de peso. Ao contrário disso, a batata doce emagrece, pois ela irá favorecer o processo caso seja inserida em uma alimentação saudável e hipocalórica.

 

Por que a batata doce emagrece?

 

A batata doce pode auxiliar o emagrecimento pelo fato de conter muitos nutrientes que melhoram o metabolismo, como potássio e vitamina C, sendo também uma excelente fonte de betacaroteno, luteina e zeaxantina, que são anticancerígenos, fortalece sistema imunológico. Outro fator que torna o seu consumo importante para a alimentação é porque a batata doce contém Vitamina B6, uma das responsáveis em diminuir a ansiedade, fibras solúveis e insolúveis.

As fibras insolúveis têm a propriedade de aumentar a saciedade, pelo fato de possuir carboidratos de baixo índice glicêmico com absorção lenta, o que libera a glicose na corrente sanguínea aos poucos sem estimular a insulina (hormônio responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras), por isso podemos afirmar que a batata doce emagrece.

Portanto, a batata doce é indicada não só para quem quer ganhar massa, mas também para as pessoas que querem perder peso. É importante lembrar que o melhor é consumi-la cozida ou assada e sempre com casca, para aproveitar melhor o betacaroteno e as fibras, o que também a deixa ainda mais doce.

 

Receita com batata doce

 

Pão de batata doce 

Rendimento: 20 Porções

 

Ingredientes                                             Medida Caseira 

Polvilho Azedo                                            15 colheres de sopa

Polvilho Doce                                              10 colheres de sopa

Orégano (seco)                                           1 colher de sopa

Azeite de oliva (extra virgem)                       10 colheres de sopa

Água                                                            100 ml

Batata doce (crua)                                        4 unidades pequenas

Sal Refinado                                                 1 colher e 1/2 de chá

 

Valores Nutricionais                                  Por Porção 

Calorias:                                                        151 Kcal.

Proteínas:                                                      0,30g

Carboidratos:                                                 7g

Lipídios:                                                         5g

Fibras:                                                           1g

Colesterol:                                                     0,00 mg

 

Modo de Preparo 

Cozinhe as batatas com casca, retire as cascas e esprema-as. Em uma vasilha junte os polvilhos, o sal e o orégano. Adicione o azeite e as batatas amassadas. Misture formando uma farofa. Coloque a água aos poucos e amasse bem a mistura com as mãos até formar uma mistura homogênea.

Faça pequenas bolinhas (50 unidades), coloque em uma forma não untada deixando um espaço entre elas. Leve ao forno pré-aquecido à temperatura de 180 graus por 20 a 30 minutos. Sirva a seguir.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!