Amamentação

Almofada de amamentação faz bem à mãe e ao bebê. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 10/08/2014

Ter um bebê é uma experiência incrível, mas pode ser um desafio para as mamães de primeira viagem. Nas listas de enxoval, são tantas coisas, que é impossível acreditar que você vai precisar de tudo aquilo, mas acredite: você vai. Um dos itens que muitas mamães ficam em dúvida é quanto à almofada de amamentação.

Almofada de amamentação oferece conforto

Este item tão simples pode ser a solução para o desconforto durante a amamentação. Você pode não perceber nos primeiros dias, mas, com o passar do tempo, o bebê ganha alguns quilos e, a cada dia, fica mais difícil amamentar sem um suporte. Além disso, a almofada pode trazer benefícios adicionais para a mamãe e o bebê.

almofada-de-amamentação

A almofada de amamentação garante a sustentação do bebê durante o aleitamento. Foto: Shutterstock

A almofada de amamentação é uma ferramenta que ajuda na sustentação do bebê enquanto ele mama. Normalmente, ela tem a forma de C ou V, que permite que as mães posicionem o bebê confortavelmente em torno do seu abdômen. Geralmente, são mais espessas do que as outras almofadas tradicionais.

Usos da almofada de amamentação

Como o nome do produto sugere, as mães costumam usar a almofada de amamentação durante o aleitamento materno. Porém, ela pode ser usada diversas formas, até mesmo antes do bebê nascer.

Algumas mulheres a utilizam para sustentar o bebê em uma posição mais ereta depois de uma sessão de amamentação, o que é útil para reduzir o refluxo. Em alguns casos, as mães podem usá-la como um suporte, simplesmente para que seu bebê possa ter uma visão melhor.

A almofada também é útil para apoiar o bebê enquanto ele tenta levantar, auxiliando no desenvolvimento da parte superior do corpo. Além disso, as mulheres a usam como apoio durante gravidez, principalmente para dormir.

Dessa forma, os médicos acreditam que, pelo fato de usar a almofada de amamentação, a mãe pode ficar menos dolorida e cansada, reduzindo dores no pescoço, ombros e braços.

Durante a amamentação, a espessura da almofada permite ao bebê ficar em posição superior ao mamilo, o que acaba facilitando a sucção perfeita. Isso significa que os bebês podem mamar mais facilmente do que outros que não utilizam, e que as mães podem sentir menos dor durante a amamentação.

Em um nível psicológico e social, estas almofadas podem melhorar a ligação entre mãe e filho, porque ambos estarão se sentindo plenos e confortáveis. As mães que tiveram um parto com cesáreas tendem a gostar da almofada de amamentação, porque reduzem a quantidade de pressão sobre o abdômen.

Como escolher

Existem muitos modelos no mercado. Porém, procure uma almofada que tenha capas removíveis para a troca e que possam ser lavadas. Isso porque, normalmente, os bebês podem sujar com leite, o que é absolutamente normal.

Procure uma almofada para amamentar com tecidos naturais, que tendem a manter os bebês e a mamãe em uma temperatura confortável. Além disso, geralmente, são menos susceptíveis a causar irritação na pele.

O tamanho e a forma ideal são subjetivos, porque cada mamãe tem um tipo de corpo, mas você deve escolher uma almofada de amamentação que tenha um design ergonômico, com apoio de nível médio.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!