Exercícios

Diga adeus às dores! Confira 4 exercícios para corrigir a postura

Por Redação Doutíssima 10/08/2014

Você já teve dores nas costas depois de um dia exaustivo de trabalho? Saiba que este pode ser um dos sinais de que você precisa corrigir a postura.

Corrigir a postura melhora qualidade de vida

A postura refere-se ao alinhamento de várias partes do corpo. Este alinhamento perfeito pode ajudar a melhorar a sua qualidade de vida, tornar um exercício mais confortável e até melhorar o sono. Veja neste artigo mais sobre as consequências de uma má postura e alguns exercícios que podem ajudar a corrigi-la.

corrigir-a-postura

Maus hábitos no trabalho levam a dores e exigem ações para corrigir a postura. Foto: Shutterstock

Muitas pessoas podem não estar cientes que precisam corrigir a postura. Para a fisioterapeuta Gabriela Fasolin, geralmente, há quem perceba problemas de má postura apenas quando surgem dores e dificuldades para realizar atividades que eram fáceis e que, agora, podem até ser impedidas devido à má postura.

“Em alguns casos mais avançados, podemos perceber a assimetria corporal das estruturas”, revela. As regiões onde essas diferenças costumam ser visualizadas são as escápulas, as clavículas, os ombros rodados, os curvos para frente, a região lombar, a dificuldade para elevar um dos braços ou pernas e as dores na região plantar.

Além da assimetria corporal, ao corrigir a postura, pode-se evitar muitos males, como a cifose (curvatura dos ombros para frente), a escoliose (aumento da curvatura dorsal em S) e a lordose (aumento da curva lombar).

“O uso errado de outras estruturas causa enrijecimento articular, encurtamento muscular e dores em outras partes, além das costas, como ombros, braços, quadris, joelhos e pés” alerta Gabriela.

Exercícios podem corrigir a postura

A fisioterapeuta indica que, antes de realizar qualquer exercício para tentar modificar a postura, é necessário realizar uma avaliação postural, que deve ser feita por profissional qualificado.

Além disso, é possível corrigir a postura ao monitorar nossas ações ao sentar, ao dirigir, ao levantar e ao pegar objetos, por exemplo. Veja 4 exercícios que podem ser um santo remédio para contornar uma postura inadequada.

1. Alongamento

Uma das formas melhorar a postura é alongando todos os dias. Procure alongar-se ao acordar ou depois que estiver muito tempo sentado no trabalho.

Deixe a coluna ereta, levante os braços e procure esticar o seu corpo o quanto puder. Depois, procure alongar os músculos peitorais e, para isso, coloque a mão em uma parede, mantenha o braço reto e gire o corpo lentamente.

2. RPG

A técnica de Reeducação Postural Global é baseada em seis posturas que visam o alongamento muscular, o fortalecimento dos músculos fundamentais para a corrigir a postura, além da melhora do trabalho respiratório. Consulte seu fisioterapeuta sobre ela.

3. Pilates

O método pilates é um dos mais utilizados e com diversas finalidades. Por ser um exercício que trabalha várias áreas do corpo, o pilates pode fortalecer os músculos e corrigir problemas de postura. A técnica permite também melhorar a flexibilidade através de exercícios de alongamento que usam o peso do próprio corpo.

4. Musculação

Alguns exercícios de musculação podem resultar em um maior reforço muscular. Assim, é possível corrigir a postura. Para isso, converse com o seu personal trainer e peça quais os exercícios são indicados para o seu caso.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!