Exercícios

Dor lombar: 5 dicas infalíveis para evitar este problema

Por Redação Doutíssima 10/08/2014

Quase todas as pessoas terão dor lombar em algum momento da vida. A intensidade dessa dor varia de pessoa para pessoa, podendo ser leve ou moderada, e pode durar pouco ou muito tempo.

Vida saudável contra a dor lombar

Infelizmente, não é possível prevenir toda a dor lombar, mas existem algumas ações que podemos adotar para diminuir as chances de apresentar essa dor que afeta aproximadamente 80% da população adulta do planeta.

dor-lombar

A melhor forma de prevenir a dor lombar é adotando uma postura correta. Foto: Shutterstock

Antes de mais nada, prevenir a dor que atinge a região lombar é ter um estilo de vida saudável. Por isso, não há como fugir dos exercícios físicos, que ajudam a manter fortes e flexíveis os músculos das costas e o abdômen.

Não há como fugir, também, de uma dieta balanceada – ou restritiva, caso você tenha sobrepeso. Além disso, para é mais do que recomendável não fumar, já que o fumo pode fazer com que a coluna vertebral envelheça mais rapidamente.

Mas, a melhor dica para prevenir a dor lombar é adotando uma postura correta. É isso mesmo: o jeito que você se levanta, que você se senta, que você levanta as coisas, tudo isso pode ter um grande efeito sobre a saúde da sua coluna e ser determinante no aparecimento ou não da dor.

5 dicas para prevenir a dor lombar

Confira abaixo algumas dicas de como manter uma posição correta e, assim, prevenir a dor na região lombar.

1. Levantando um objeto leve

Para levantar um objeto leve que está no chão, você deverá se inclinar sobre ele, ligeiramente dobrar um dos joelhos e estender a outra perna para trás. Aí, agarre-se em uma mesa ou uma cadeira que esteja por perto para se apoiar enquanto você estende a mão até o objeto. Pode parecer bobagem, mas é o jeito correto de fazer e de prevenir a dor.

2. Levantando um objeto pesado

Para levantar um objeto pesado da forma certa e prevenir a dor lombar, você deve chegar próximo a ele, dobrar os joelhos e levantar com os músculos das pernas, sem dobrar a cintura.

3. Segurando um objeto

Enquanto você segura o objeto, mantenha os joelhos levemente dobrados para manter o balanço. Se você tiver que movimentar o objeto que está segurando, evite ao máximo torcer o seu corpo.

Como fazer isso? Aponte os dedos do pé na direção para onde você quer ir e gire nessa direção, e mantenha o objeto próximo a você enquanto isso. É uma boa dica para prevenir a dor.

4. Colocando um objeto na estante

Para colocar um objeto em uma estante ou armário, a primeira coisa a fazer é chegar o mais próximo possível. Aí, alinhe seus pés lado a lado, para ter uma boa base de apoio – e evite se inclinar para frente ou estender seus braços, faça isso apenas pelo tempo necessário.

5. Sentando

Quando você se senta, também deve trabalhar para prevenir a dor lombar. Fique em uma posição normal, com as costas ligeiramente arqueadas. Mantenha a cabeça e os ombros erguidos, e assegure-se que a superfície em que você trabalha esteja na altura adequada para que você não precise se inclinar para frente. É muito importante, de tempos em tempos, levantar-se e fazer um alongamento.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!