Amamentação

Conheça os principais problemas na amamentação e como solucioná-los

Por Redação Doutíssima 11/08/2014

A maioria dos problemas na amamentação ocorre durante os primeiros 15 dias após o nascimento do bebê e, por isso, muitas mulheres desistem do ato nestes primeiros dias. No entanto, é preciso solucionar estes problemas, já que o leite materno é muito importante para o bom desenvolvimento da criança.

Amamentação é vital para o bebê

A amamentação pode ser uma ótima experiência tanto para a mãe quanto para o bebê, quando ambos estão confortáveis. Muitas vezes, amamentar de maneira correta, para evitar problemas, pode levar algum precioso tempo. Por isso, procure iniciar o processo logo após o nascimento e peça ajuda para o pediatra ao longo dele.

amamentação

Amamentação deve ser ato prazeroso e confortável para mãe e também para o bebê. Foto: Shutterstock

Problemas comuns na amamentação

Se você está sofrendo com problemas durante a amamentação, veja quais os mais comuns e o que fazer para solucioná-los:

Ocorrência de dor

A amamentação deve ser sempre bem agradável, no entanto, nos primeiros dias, a mãe pode sentir dor ou desconforto quando o bebê suga a mama.

A causa mais frequente dos mamilos com dor é o mau posicionamento do bebê. Quando o bebê suga apenas o bico do seio e não a auréola, ela também pode ocorrer. Essa dor é passageira e, geralmente, desaparece dentro de uma semana.

Mamilos rachados

As rachaduras são, geralmente, causadas pelo mau posicionamento do bebê com relação ao seio da mamãe, já que a criança pode comprimir fortemente o mamilo da mãe com a sua gengiva. Além da dor podem aparecer sangramento ou vômito.

Para resolver este problema comum, basta cuidar da limpeza do mamilo após cada mamada e, principalmente, da posição correta, para que a boca da criança cubra parte da aréola e não apenas o mamilo.

Ingurgitamento das mamas

O ingurgitamento das mamas, popularmente chamado de leite empedrado, é normal após o terceiro dia de amamentação. Isto porque, naqueles dias, a produção de leite aumenta rapidamente e o bebê não consegue mamar tudo o que é produzido.

O ingurgitamento diminui ou desaparece no final da primeira semana após o parto. Procure retirar um pouco de leite antes da mamada e experimente massagear os seios enquanto alimenta seu bebê.

Mamilos planos

Algumas mulheres têm mamilos pequenos ou achatados e, assim, o bebê pode ter problemas para pegar, segurar e manter o mamilo na boca. Você pode ajudar com o polegar e o dedo indicador, apertando a auréola. Isso permite que o mamilo fique fora do peito, facilitando, assim, que o bebê possa agarrá-lo.

Mastite

A mastite é uma inflamação que se origina pelo acúmulo de leite. Pode ser ocasionada pelo bloqueio das terminações que levam o leite para o mamilo e também pela ausência do esvaziamento do leite produzido, que mais tarde pode se tornar infectado. A mastite pode resultar em dor e febre, por isso, procure seu médico.

Não ter leite suficiente

Esta é certamente a causa mais comum para a falha na amamentação. Muitas mulheres dizem não ter leite suficiente ou a composição do leite é aguada ou incompleta.

Sabe-se que a composição do leite materno é mantida mesmo em casos de desnutrição materna, porque é a manutenção segura das espécies. Quando mais estimular o ato de amamentar, mais leite será produzido.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!