Clínica Geral

Vida após o check up: o que muda nos cuidados com a saúde

Por Redação Doutíssima 11/08/2014

Você provavelmente sabe que o check up é muito importante para cuidar da saúde, principalmente após os 35 anos de idade. Mas engana-se quem pensa que simplesmente fazer essa bateria de exames e diagnosticar que as coisas estão bem basta para manter a saúde em dia. É preciso que, a partir dos resultados obtidos, algumas atitudes sejam tomadas.

check-up

Trazendo boas ou más notícias, check up deve fomentar a adoção de bons hábitos. Foto: Shutterstock

Check up: o ponto de partida

Para aqueles que querem cuidar da saúde, o check up pode ser considerado o ponto de partida. E isso porque se trata de uma bateria de exames, realizada com periodicidade anual e conforme a solicitação do médico, possibilitando a prevenção e detecção precoce de determinadas condições no organismo. Médicos recomendam que as pessoas passem a se submeter aos exames após os 35 anos de idade.

Fazer uma bateria de exames e ver que está tudo bem pode ser um ótimo estímulo para mudar seus hábitos de saúde, não é mesmo?

Por exemplo, se você fuma, fez vários exames, e todos eles não mostraram que o cigarro foi prejudicial nesse período que você é fumante, não deve pensar que é “imune” aos malefícios do cigarro, e sim que essa é uma excelente oportunidade para largar o vício e manter a saúde intacta.

Resultados positivos no check up também podem servir como uma boa fonte de estímulo para a manutenção de bons hábitos. Por exemplo, se você fez exame de sangue e o índice de colesterol ruim foi baixo, ótimo: continue com a dieta balanceada e viva mais.

Mudando hábitos após o check up

Agora, se os resultados não forem os esperados, que tal mudar seus hábitos após o check up?

Nem sempre estes exames nos trazem boas notícias. É possível que, após a bateria de exames, sejam diagnosticadas algumas situações que exijam alguma mudança de hábito ou comportamento, e aí você não tem como escapar disso.

É possível que, ao fazer um exame de colesterol e triglicerídeos, você descubra que as taxas estão um pouco além do recomendável. E você sabe que isso poderá causar-lhe um infarto. Então, a partir daí, começa uma mudança de hábitos, como a prática de exercícios físicos e uma dieta equilibrada, visando eliminar as gorduras.

Da mesma forma, ao fazer o exame de glicemia em jejum para o check up, você pode se descobrir portador de diabetes. A partir daí, você pode controlar sua dieta relativa aos açúcares e fazer exames mais específicos, procurando um profissional. Lembrando sempre que, quanto mais precoce o tratamento for, melhor será para administrar a doença.

Faça bom uso dos exames preventivos

Como já falamos, para se ter uma boa qualidade de vida, é imprescindível que tenhamos muito cuidado com nossa saúde. O check up entra justamente nesse contexto, possibilitando, através de alguns exames, verificar que estamos no caminho correto, ou então detectando precocemente alguma condição, com uma boa margem de tempo para modificarmos nossos hábitos.

Lembre-se que, atualmente, a medicina possui diversas técnicas para detecção precoce de doenças – mas que elas não servem para coisa alguma caso você não tome consciência de que deve usá-las de vez em quando.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!