Sem categoria

Musculação para idosos colabora com sua autonomia funcional. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 13/08/2014

O envelhecimento está associado à diminuição das funções fisiológicas e funcionais do ser humano, o que pode contribuir para o aumento da incapacidade e da fragilidade do idoso. Como um dos fatores determinantes para esta condição é a perda da massa muscular e da força com o aumento da idade, um fenômeno chamado de sarcopenia – que pode ser enfrentado com a prática da musculação para idosos.

O que leva à sarcopenia

Acredita-se que, a partir dos 65 anos, perdemos cerca de 1% da nossa força física por ano. A sarcopenia é um resultado da alteração na síntese de proteínas, da proteólise, da perda da integridade neuromuscular, do aumento da inflamação e dos níveis hormonais alterados, além da desnutrição, entre outros motivos.

musculação-para-idosos

Musculação para idosos é eficaz contra a sarcopenia, a perda da massa muscular. Foto: Shutterstock

Pesquisas atuais demonstram que a musculação para idosos pode combater a sarcopenia, ou seja, tem a capacidade de diminuir os sintomas da fraqueza e da fragilidade e suas consequências em pessoas com mais de 60 anos.

Musculação para idosos deve ser regular

Não é porque a pessoa tem mais idade que a regularidade dos exercícios físicos precisa ser menor. A musculação para idosos, quando feita regularmente (por exemplo, de 2 a 3 vezes por semana), pode ajudar a reconstruir a força muscular e aumentar a massa muscular, além de preservar a densidade óssea e, assim, manter o idoso com a sua independência e vitalidade.

Por estes motivos, podemos dizer que a musculação pode ajudar as pessoas a viverem mais e também com uma maior qualidade de vida. Ela também tem a capacidade de reduzir o risco de osteoporose e vários sintomas de doenças crônicas, como doenças cardíacas, artrite, e diabetes do tipo 2, bem como melhorar o sono e reduzir a depressão.

Mais benefícios da musculação para idosos

O equilíbrio diminui à medida que envelhecemos e isso, muitas vezes, é resultado da perda da força muscular. Dessa forma, a musculação para idosos pode devolver este equilíbrio e evitar as quedas, comuns nesta fase da vida.

As doenças pulmonares podem ter seus sintomas amenizados com um programa de musculação voltado a idosos, já que é possível obter com estes exercícios regulares um fortalecimento dos músculos do tórax e abdômen.

Muitas pessoas que passam dos 60 anos começam a ter muitas dificuldades para emagrecer. Porém, com a musculação para idosos, é possível realizar a manutenção do peso.

Além dos benefícios evidentes para a saúde do corpo, a musculação pode melhorar a reintegração social do idoso, evitando o isolamento, tão comum com o passar dos anos. O idoso que se sente com mais energia e vitalidade, geralmente, busca outras atividades que promovem interação social.

Segurança em primeiro lugar

Uma das maiores preocupações e que também foi a razão de a musculação para idosos não ter sido recomendada por muitos anos é o risco de lesões. Porém, ela pode ser programada como um treinamento leve e progressivo.

Assim, a chance de acidentes durante a prática ou mesmo lesões é praticamente nula, desde que seja feita com a supervisão de um profissional de educação física. Mas, se o idoso tem qualquer problema de saúde, é necessário conversar com o seu médico para conhecer os limites de cada indivíduo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!