Clínica Geral

Saúde em dia: como a Medicina ajuda a cuidar do seu corpo

Por Redação Doutíssima 13/08/2014

Muitos cuidados podem ser benéficos à saúde, mas nenhum substitui o check-up. Ele é constituído por uma bateria de exames que devem ser feitos periodicamente, para que determinadas doenças possam ser detectadas ainda em fase inicial. O corpo humano é complexo e há muitas áreas nas quais se precisa manter a saúde em dia.

saúde-em-dia

Realizar exames periódicos e preventivos são chave para manter a saúde em dia. Foto: Shutterstock

Saúde em dia para a mulher e o homem

Mulheres acima dos 25 anos e que possuem vida sexual ativa devem realizar o exame Papanicolau. Ele detecta a existência de câncer no colo do útero. Na região mamária, a mamografia é requisição de regra. Mulheres entre 45 e 69 anos devem realizar o teste anualmente.

Homens a partir dos 30 anos devem iniciar uma rotina de exames de toque nos testículos, procurando manter a saúde em dia nesta região. A cada 15 dias é a frequência indicada. Se encontrar caroços ou anormalidades, procure um médico. Dos 50 anos em diante, os PSA e o exame de toque retal são recomendados, para verificar a existência de câncer na próstata.

Os médicos costumam ser procurados apenas quando as evidências de alguma doença já são gritantes, o que dificulta o tratamento. Mas a realização de exames também não pode se tornar excessiva, já que muitos deles emitem radiações que podem prejudicar a saúde se realizados com muita frequência. Visitas regulares a consultórios médicos são a chave para manter a saúde em dia.

Atenção redobrada com o coração

As avarias no sistema cardiovascular são causas de 30% dos óbitos registrados no Brasil. Portanto, preste atenção ao seu coração. Consulte um cardiologista regularmente para manter a saúde em dia.

Todas as consultas devem incluir medição da pressão arterial e um eletrocardiograma, exame que traça o funcionamento do coração quando o paciente está em repouso. Ajuda a prevenir morte cardíaca súbita.

Outro exame comum nas consultas cardiológicas é o teste ergométrico. Costuma ser indicado para pessoas sedentárias ou com mais de 40 anos, que pretendem praticar atividades físicas, para garantir que estão com a saúde em dia.

O paciente precisa andar em diferentes velocidades sobre uma esteira, ou pedalar em uma bicicleta ergométrica.O teste medirá as alterações cardíacas, tentando prevenir hipertensão ou eventos como o infarto.

Cuidados com os ossos e o sangue

A estrutura óssea pode ser acometida por diversas doenças, sendo a mais comum a osteoporose. Ela pode ser diagnosticada através de um exame denominado densitometria óssea, que designa a densidade de cada peça do esqueleto. O teste deve ser feito em mulheres com mais de 60 anos, mas a idade pode ser reduzida para pacientes com histórico familiar da doença.

Exames laboratoriais são fundamentais para definir como está o funcionamento interno do corpo. Através de uma coleta rápida de sangue, é possível controlar dosagens de hormônios, glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas. Estes exames ainda medem índices glicêmicos, de colesterol, triglicerídeos e outras substâncias, além de acusarem infecções e distúrbios.

Vacinas ajudam a manter a saúde em dia

Uma vacinação eficiente pode erradicar doenças do mundo, como foi o caso da poliomielite. As vacinas servem para proteger o indivíduo de contrair alguma doença. Mas não é só na infância que as vacinas devem ser feitas. Ainda na idade adulta há doses para serem tomadas, a fim de manter a saúde em dia.

A vacina dupla contra difteria e tétano, por exemplo, deve ser feita a cada 10 anos, depois das primeiras três doses tomadas na infância. A tríplice-viral é composta por uma medicação que combate o sarampo, a rubéola e a caxumba. Uma dose depois dos 19 anos é essencial. A gripe é um vírus que deve ser combatido anualmente. Idosos podem tomar a dose em postos de saúde, enquanto os jovens devem procurar clínicas particulares.

A vacina do HPV deve ser tomada entre os 19 e os 26 anos, sendo que é dividida em três doses. Já a Hepatite B, que pode causar câncer no fígado, e é transmitida através do sangue ou da relação sexual tem vacina gratuita nos postos de saúde para pessoas de até 24 anos. Para a pneumonia, a dose é gratuita para idosos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!