Unhas

Saiba 5 mitos sobre unhas que você deve parar de acreditar

Por Redação Doutíssima 14/08/2014

Quando o assunto são unhas saudáveis, existem vários truques e remédios caseiros que algumas pessoas juram dar certo. O problema é que, na maioria das vezes, a verdade é outra e as técnicas pode até prejudicar a saúde.

Afinal, qual é a função delas em nosso corpo?

As unhas são feitas de queratina, assim como o cabelo. Quaisquer alterações na produção dessa substância podem ter impacto sobre sua saúde. Quando há desidratação ou desnutrição, por exemplo, é possível que elas fiquem mais frágeis.

Elas possuem dois propósitos importantes:  proteção e aumento da sensação nas pontas dos dedos de mãos e pés. Afinal, essas pontas são uma parte fundamental do tato e nos permitem processar as informações que recebemos cada vez que tocamos em algo.

Estão também em constante crescimento, embora essa taxa possa desacelerar em razão da má circulação sanguínea ou da idade. Porém, é válido saber que existe diferença no crescimento se comparadas as das mãos com as dos pés.

As unhas das mãos crescem mais rapidamente – cerca de três milímetros por mês, levando seis meses para que cresçam desde a raiz até a borda. Já as dos pés têm crescimento mais lento, aproximadamente um milímetro por mês, com tempo de 12 a 18 meses para se renovarem.

unhas

A queratina é um dos principais componentes das unhas. Foto: iStock, Getty Images

Mitos e verdades sobre as unhas

Não é apenas para o organismo que elas são importantes. Para uma boa aparência também são fundamentais. É por isso que muitas pessoas têm cuidados redobrados e especiais, mas a verdade é que nem todos são necessários e corretos.

Na dúvida? Conheça mitos e verdades sobre as suas unhas:

  1. Uma dieta saudável pode deixá-las mais fortes

Mito. Uma dieta pobre em nutrientes é capaz de deixá-las quebradiças – ou seja, elas realmente podem sofrer se você estiver comendo mal. Porém, é pouco provável que elas fiquem mais saudáveis porque você está se alimentando bem, apenas estarão em seu estado ideal.

2. Comer gelatina vai fortalecer as unhas fracas

Mito. Embora seja verdade que elas são feitas de uma proteína chamada queratina e que a gelatina é também uma proteína, nunca houve qualquer prova científica de que a gelatina faz algo para fortalecê-las.

  1. Elas precisam respirar

Mito. Contanto que você esteja usando produtos de alta qualidade e fazendo a correta aplicação, não há razão para ficar sem esmalte. Suas unhas são células mortas do corpo e por isso não precisam respirar. É preciso ter atenção apenas no tipo de esmalte escolhido.

  1. Cortar as cutículas é bom para a saúde

Mito. O corte da cutícula não é recomendado, porque muitas vezes a pele é cortada e infecções ocorrem. Além disso, ao longo do tempo esse tecido pode se tornar mais grosso.  Mergulhe suas unhas em água morna por dez minutos e empurre-as para trás suavemente.

  1. Manchas brancas indicam deficiência de vitamina

Mito. Esse é o mito mais comum que muitos acreditam. Sempre que vemos manchas brancas em nossas unhas, a primeira coisa que vem à mente é a deficiência de vitamina. Normalmente, elas ocorrem devido a um pequeno trauma, mas não são motivo de preocupação e desaparecem por conta própria.

E aí, o que achou das dicas? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!