Amamentação

5 fatos sobre o leite materno que atestam seus benefícios

Por Redação Doutíssima 15/08/2014

Muito se enaltece sobre a importância do leite materno para a saúde do bebê. Mas quais são realmente as ações deste alimento para os recém-nascidos? Uma das grandes dúvidas das novas mamães quando se fala em amamentação é se realmente este método de alimentação realmente basta, ou se são necessárias fórmulas auxiliares.

leite-materno

Leite materno atua diretamente no desenvolvimento cognitivo e visual da criança. Foto: Shutterstock

Leite materno é o mais indicado ao bebê

Segundo especialistas, o leite materno, em suas propriedades imunológicas, possui os nutrientes corretos para o desenvolvimento do bebê. “Já o leite de vaca é contraindicado para o consumo de crianças em fase de amamentação e não possui as características nutricionais adequadas para o desenvolvimento infantil”, explica o pediatra e nutrólogo Dr. Mário Cícero Falcão, professor da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).

Dessa forma, é possível entender que o DHA (ácido docosahexaenoico) presente no leite materno, que é um lipídio da série Ômega-3, é o grande segredo da promoção do desenvolvimento cognitivo e visual na infância.

5 fatos sobre o leite materno

Selecionamos 5 fatos que comprovam que o leite materno é completo para o seu bebê e como o ato de amamentar pode contribuir durante o seu desenvolvimento.

1. A amamentação pode reduzir risco de obesidade infantil

Um estudo revelou que as crianças que se alimentavam com mamadeira – mesmo se estavam bebendo leite materno – eram menos capazes de dizer quando eles estavam satisfeitos, então eles continuaram comendo. É mais um fato de comportamento, os cientistas acreditam, do que nutricional.

2. Leite materno contém dois tipos importantes de proteínas

Em sua composição é possível encontrar dois tipos principais de proteína: caseína e proteínas do soro. Há mais proteínas do soro de que caseína, que pode ajudar a combater vários tipos de infecções.

3. O colostro ou leite inicial é liberado lentamente

Nos primeiros dias após o nascimento, o seu “primeiro leite”, chamado de colostro, é liberado em pequenas quantidades, de modo que não sobrecarregue o seu bebê. Ele é rico em proteínas e anticorpos da mãe – que contém três vezes mais do que o leite maduro – mas pobre em gordura e açúcar, o que o seu bebê não precisa nos primeiros dias.

4. O leite materno aumenta o QI

Segundo pesquisas, o QI (quociente de inteligência) de uma criança que foi amamentada pode até chegar a 8 pontos a mais, do que os bebês que não foram amamentados. Creditam o resultado devido a duas hipóteses: o DHA contido no leite materno ajuda no desenvolvimento do cérebro, ou as habilidades mentais, enquanto o ato de amamentar, é uma experiência íntima que auxilia o desenvolvimento do bebê.

5. Amamentar é o melhor remédio

Os bebês recebem todos os nutrientes que necessitam para combater as infecções e doenças. “Para o bebê ter acesso à quantidade ideal do nutriente é necessário que a mãe faça a ingestão de alimentos ricos em DHA na gravidez e lactação” ressalta o Dr. Mário Cícero Falcão.

Porém, se você alternar entre mamadeira e leite materno, os bebês não vão obter os mesmos benefícios. Por isso, a amamentação exclusiva até os seis meses é recomendada para evitar as infecções durante o primeiro ano de vida da criança.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!