Esporte

Aula de artes marciais para idosos pode prevenir fraturas. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 15/08/2014

Quando falamos em lutas, logo nos lembramos de atletas extremamente bem preparados, com muita força, resistência e elasticidade para realizar os mais variados golpes. Porém, engana-se quem pensa que é necessário ser jovem para praticar este tipo de exercícios. Cada vez mais locais se especializam em aulas de artes marciais para idosos que podem melhorar o condicionamento físico, o desgaste mental e ainda evitar fraturas.

artes-marciais-para-idosos

Artes marciais para idosos devem ter sempre o acompanhamento de um médico. Foto: Shutterstock

Artes marciais para idosos como prevenção

O aumento da expectativa de vida da população faz com que cada vez mais as pessoas se preocupem em envelhecer com qualidade. Foi-se o tempo em que as pessoas com mais de 60 ou 70 anos ficavam em casa, em uma cadeira de balanço apenas contando histórias para os netos e esperando a vida passar. Artes marciais para idosos podem ser uma boa saída para prevenir fraturas causadas pela osteoporose.

É muito comum ouvir falar de pessoas idosas que quebram ossos em pequenas quedas que acontecem no dia a dia. O judô pode ser uma alternativa para que pessoas mais velhas, que convivem com a osteoporose, entendam algumas técnicas para que o impacto das quedas seja menor.

Ainda assim, os cuidados nas aulas de artes marciais para idosos devem ser redobrados. É importante que eles usem proteção adequada nas pernas e quadris.

Acompanhamento médico é necessário

Artes marciais para idosos devem ter sempre o acompanhamento de um médico. É essencial que, antes de qualquer atividade, a pessoa procure seu médico para fazer exames de coração, pressão arterial e diabetes.

Como todos os esportes, as lutas têm treinos aeróbicos e precisam que o coração esteja com potência suficiente para aguentar a atividade, ainda que ela seja de baixa intensidade.

Em contrapartida, se realizados na intensidade certa e com o acompanhamento de profissionais qualificados, os exercícios são aliados da saúde cardiovascular. Atividades do cotidiano, como subir escadas, podem ter ganhos significativos nesses casos. Além disso, a prática de lutas pode ajudar na prevenção da obesidade que coloca a pessoa em situação de risco.

Artes marciais para idosos aumentam força

Atributos físicos importantes nas práticas diárias como a força e a elasticidade também são ganhos possibilitados pelas artes marciais para idosos.

O aumento da massa muscular causado pelo estímulo dos exercícios previne a sarcopenia (perda de força muscular considerável), que é muito prejudicial para uma velhice saudável. A flexibilidade estimulada pela execução dos golpes ou pelo alongamento antes dos treinos é outro fator importante para práticas diárias do idoso.

Na terceira idade, muitas pessoas têm dificuldade de levantar ou de pegar um objeto em um local mais alto. Aliar as aulas de artes marciais com exercícios de musculação pode potencializar os ganhos de força e elasticidade.

Mente mais saudável

Além de todos os ganhos físicos, as artes marciais para idosos têm uma função mental muito importante. Os exercícios exigem concentração e equilíbrio mental para os praticantes. A prática de lutas faz com que os idosos voltem ao convívio social, e são um novo aprendizado para estas pessoas. Assim, problemas como a ansiedade, depressão e tristeza, comuns nessa faixa etária, podem ser evitados.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!