Receitas

Aprenda a fazer uma receita de cheesecake de limão diet

Por Redação Doutíssima 16/08/2014

Ainda que tenha nascido na Grécia, o cheesecake é adotado pelos norte-americanos e desde meados da década de 70 é cada vez mais a sobremesa referência de muitas cidades dos Estados Unidos, incluindo Nova Iorque.

De forma simples e básica, essa sobremesa tão popular é feita com uma base que tem como ingrediente a bolacha, e que é recheada com um creme feito de queijo, creme e ovos e, por fim, recebe uma cobertura de frutas. Na receita de cheesecake de limão diet, ele é cozido no forno – mas existem muitas variações, incluindo versões que não precisam de cozimento.

cheesecake-de-limão-diet

Cheesecake de limão diet é ótima opção para quem gosta da sobremesa, mas não pode ingerir açúcar. Foto: Shutterstock

Cheesecake de limão diet tem poucas calorias

Entre essas variações, podemos encontrar um delicioso cheesecake de limão diet, uma ótima opção para quem gosta da sobremesa, mas não pode ingerir açúcar. Além de indicado para pessoas diabéticas, também é um achado para pessoas que querem reduzir as calorias sem precisar diminuir o sabor. Isso pois a receita rende cinco porções de aproximadamente 240 calorias cada. A versão normal, no entanto, conta com aproximadamente 320 calorias por porção.

Antes de ensinar essa maravilhosa receita de cheesecake de limão diet, vamos mostrar como preparar o leite condensado utilizado no doce. Fazendo o seu próprio leite condensado, você garante o efeito dietético desejado. E o melhor: é super simples de fazer.

Receita para o cheesecake de limão diet

Basta bater no liquidificador, por cinco minutos, uma xícara de chá de leite em pó desnatado, meia xícara de chá de água fervente, meia xícara de chá de adoçante em pó dietético – em pó próprio para forno e fogão – e uma colher de sopa de margarina light.

Deixe o leite condensado dietético reservado. Você vai precisar dele para o recheio do cheesecake de limão diet. Antes, no entanto, vamos para a massa, em que será preciso 75 gramas de creme vegetal light, um ovo, uma colher de sopa de adoçante dietético próprio para forno e fogão e uma xícara de chá de farinha de trigo.

Misture o creme vegetal light com os ovos e o adoçante. Depois, junte a farinha misturando bem até que se tenha uma massa homogênea. Forre o fundo de uma forma com fundo removível com 20 centímetros de diâmetro e leve ao forno médio até que a massa esteja douradinha. Reserve e parta para o recheio.

Para o recheio do cheesecake de limão diet você irá precisar do seu leite condensado diet caseiro, 200 gramas de ricota passada pela peneira,uma colher de sopa de gelatina incolor diluída em ¼ de xícara de chá de água e levada em banho-maria e duas colheres de sopa de suco de limão coado.

A elaboração desse delicioso recheio consiste em misturar a ricota com o leite condensado caseiro diet e logo após adicionar o suco de limão e a gelatina. Nessa hora é importante mexer bem a mistura.

Quando a consistência estiver homogênea, despeje sobre a massa e leve para a geladeira por um período mínimo de quatro horas. Ao desenformar seu cheesecake de limão diet, decore-o com raspas de limão. Bom apetite!

Confira também uma receita de torta de limão diet:

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!