Amamentação

Maior rede de banco de leite do mundo está no Brasil. Veja como doar!

Por Redação Doutíssima 16/08/2014

Você sabia que o Brasil possui a maior rede de banco de leite do mundo? Realmente, esse é um título reconhecido pela própria Organização Mundial de Saúde.

Contribua com o banco de leite

Se você é uma mulher que tem boa saúde, apresenta leite em excesso e que não usa remédios que possam impedir uma eventual doação, cogite participar e contribuir com o banco de leite. Acho que você, mamãe, sabe a importância do leite humano para os recém-nascidos, não é mesmo? Confira neste artigo tudo que você precisa saber para ajudar quem necessita.

banco-de-leite

Banco de leite garante a alimentação de bebês prematuros em hospitais. Foto: Shutterstock

Passo a passo da doação ao banco de leite

Passo 1: preparando o frasco para coleta

O primeiro passo para doar ao banco de leite é pegar um recipiente de vidro que possua tampa plástica. Pode ser aquele de café solúvel ou maionese, que você compra no supermercado ou na padaria.

Escolhido o frasco, você deve retirar o rótulo e também o papelão que ficam sob a tampa, lavando o recipiente com água e sabão, mas cuidando para enxaguar bem.

Depois, ponha tanto o vidro quanto a tampa em uma panela, e cubra com água. Ligue o fogo e deixe ferver por 15 minutos – esses 15 minutos devem ser contados a partir da fervura.

Agora, escorra a água da panela e, então, coloque o recipiente e a tampa para secar, virando-os de cabeça para baixo, em cima de um pano limpo. É importante você deixar secar ao natural, sem enxugar o material. Quando tudo estiver bem seco, poderá ser usado.

Passo 2: preparando a retirada do leite humano

Agora que você já tem o material necessário, limpo, esterilizado e seco, é hora de fazer a ordenha. O momento para fazê-la é logo depois de terminar a amamentação, ou então quando as mamas estiverem cheias. Para fazer isso, porém, devem ser seguidas algumas recomendações importantes, que visam preservar a qualidade do leite retirado:

– Escolher um local bem longe de animais, além de limpo, seco e tranquilo.

– Prender e cobrir seus próprios cabelos, evitando assim que eles possam cair dentro do recipiente com o leite a ser doado.

– Evitar conversas ao longo do procedimento, mas se isso for inviável, usar uma máscara para cobrir o nariz e a boca.

Lavar as mãos e os antebraços, com água e sabão, e secá-las em uma toalha limpa.

Passo 3: retirando o leite

– Coloque o polegar e o indicador no local onde começa a auréola, que é a parte escura da mama.

– Firme os dedos, e empurre para trás, na direção do próprio corpo.

– Comprima, de forma suave, um dedo contra o outro, e repita esse procedimento diversas vezes, até que o leite comece a sair.

– Ignore os primeiros jatos ou gotas e, então, inicie a coleta no recipiente.

Passo 4: armazenando o leite retirado

Superados todos esses passos com muito cuidado e atenção, você deve guardar o leite retirado dentro de um congelador ou de um freezer até levá-lo ao banco de leite. Ele poderá permanecer aí por até 15 dias, mas depois deve ser descartado. Os recipientes usados para a retirada do leite não devem ser reutilizados.

Passo 5: onde entregar o leite?

Atualmente, há no Brasil 354 locais em que podem ser feitas as entregas do leite humano. São 213 bancos de leite e 141 pontos de coleta. Consulte a internet para saber onde se localiza o banco de leite mais próximo de você.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!