Esporte

Ginástica olímpica para crianças: o que a modalidade pode fazer pelo seu filho

Por Redação Doutíssima 17/08/2014

A ginástica olímpica é um esporte em que as crianças podem começar muito cedo e continuar praticando ao longo da vida. Enquanto algumas delas podem usar seus talentos e habilidades para se tornarem ginastas competitivos, outras podem participar da ginástica olímpica para crianças porque gostam de aprender coisas novas e também pela possibilidade de desenvolver a sua capacidade física.

Com uma taxa de obesidade infantil em ascensão no mundo todo, e mais crianças interessadas em jogos de videogame e televisão, a pratica de atividades físicas como a ginástica olímpica para crianças oferece uma série de benefícios físicos e sociais.

Ginástica-olímpica-para-crianças

Ginástica pode aumentar a força, a flexibilidade, a resistência e a coordenação. Foto: Shutterstock

Benefícios físicos da ginástica olímpica para crianças

As aulas de ginástica olímpica para crianças podem fornecer ao seu filho uma série de benefícios físicos, independentemente de idade ou habilidade. A ginástica vai aumentar a sua força, a flexibilidade, a resistência e a coordenação. Durante as aulas, ele será incentivado a manter o equilíbrio na trave, assim como saltar e mover seu corpo de várias maneiras. Muitos especialistas afirmam que as aulas de ginástica olímpica podem ajudar a treinar as crianças para qualquer outro esporte que escolher, à medida que envelhecem. Com isso, a participação da criança na ginástica olímpica pode ser benéfica para outras atividades físicas, esportes e na vida cotidiana.

A ginástica ajuda as crianças a construir uma série de competências de coordenação motora e auxilia no desenvolvimento de um bom senso de consciência corporal. O jovem ginasta vai aprender a usar as diferentes partes do corpo, de diferentes formas. Os ginastas são famosos pela sua excelente resistência.

Participar de ginástica ainda pode ajudar a construir uma melhor força muscular e resistência. Os ginastas ficam mais fortes através da formação regular, o que ajuda no desenvolvimento de músculos magros e tonificados, melhor equilíbrio e uma melhor postura.

Os intensos movimentos fazem com que a criança tenha a capacidade de conectar o que o cérebro está dizendo para ser obedecido pelo corpo – uma habilidade vital para o desenvolvimento saudável.

Ginástica olímpica para crianças ajuda a socializar

As crianças vão aprender habilidades sociais valiosas em suas aulas de ginástica olímpica. Entre elas, aprender a ouvir, seguir instruções dadas pelo professor, revezamento e respeito aos colegas. Crianças de todas as idades também vão aprender a motivar umas às outras e, ao mesmo tempo, competir como uma equipe.

As crianças que praticam aulas de ginástica olímpica aprendem a se apresentar ao público desde muito cedo, dando-lhes mais confiança e menos ansiedade. O que pode ser um fator decisivo em muitas áreas da vida do pequeno ginasta.

A natureza desafiadora da ginástica olímpica para crianças exige empenho e concentração. A estrutura da ginástica ensina lições às crianças, como esforço e dedicação. As experiências positivas fazem com que os pequenos aprendam a importância das regras de segurança, além dos códigos de conduta que podem ser levados para outros aspectos da vida.

Entusiastas da ginástica olímpica para crianças acreditam que todos estes benefícios levam ao desenvolvimento saudável. Toda criança que faz ginástica, seja competindo ou por lazer, tem a oportunidade de expressar-se por assumir riscos físicos e mentais, testando seus limites e desfrutando da satisfação de aprender novas habilidades. Essas experiências ajudam as crianças a terem mais probabilidade de crescer e se tornar adultos ativos e saudáveis.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!