Dica do Nutricionista

Manteiga ou margarina? Conheça prós e contras para fazer a sua escolha

Por Redação Doutíssima 17/08/2014

Manteiga ou margarina possuem a mesma finalidade. Elas são usadas ​​para cozinhar, além de dar mais sabor ao seu pão ou biscoito. A manteiga tem sido usada há muitos séculos, e é feita a partir da parte gordurosa do leite.

Já a margarina é um alimento altamente processado, que foi inventada para substituir a manteiga. Seu principal ingrediente é o óleo vegetal, juntamente com agentes emulsionantes, corantes e vários ingredientes artificiais.

Como escolher entre manteiga ou margarina

Mas qual delas é mais saudável, manteiga ou margarina? Muito especialistas indicam que o melhor é a manteiga, uma vez que não passa por muitos processos industriais; já alguns estudos demonstram que a margarina é melhor pois não possui gorduras saturadas – e a manteiga, sim. Se você tem esta dúvida, selecionamos as diferenças de cada uma delas para você fazer a melhor escolha para a sua saúde.

Manteiga-ou-margarina

Manteiga pode auxiliar saúde metabólica e intestinal, além de prevenir o câncer. Foto: Shutterstock

Manteiga tem mais gordura saturada e colesterol

A manteiga sempre foi dita como não saudável, pois contém grandes quantidades de gordura saturada e colesterol. Mas novos estudos mostram que isso realmente não importa, apesar de que há décadas acreditarmos que devemos ficar longe da gordura.

Um estudo de 2010 verificou 21 pesquisas, que incluíram um total de 347,747 mil participantes. O resultado foi surpreendente, já que não foi descoberta nenhuma associação entre a gordura saturada e doenças cardiovasculares.

Alguns especialistas ainda afirmam que comer gordura saturada pode melhorar o perfil lipídico do sangue, aumentando o HDL (o “bom colesterol”) e diminuindo o LDL (o “mau colesterol”).

Assim, comer alimentos ricos em colesterol, como ovos ou manteiga, pode trazer melhorias ao perfil lipídico sanguíneo. Claro que para quem possui uma condição médica especial, é necessário ter cuidados com a gordura, seja ela manteiga ou margarina.

Margarina possui óleos vegetais e gorduras trans

Os principais ingredientes da maioria das margarinas são os óleos vegetais, como a soja ou o girassol. Os óleos vegetais são majoritariamente insaturados, o que é um problema porque os óleos insaturados são líquidos à temperatura ambiente, diferentes da consistência da margarina.

Para remediar este problema, os óleos vegetais são sujeitos a um processo de hidrogenação. Este processo consiste em expor os óleos a uma alta temperatura, pressão, gás hidrogênio, que prolonga o prazo de validade dos produtos. Hidrogenação faz com que as gorduras insaturadas assemelharem-se com as gorduras saturadas.

Gorduras hidrogenadas são também conhecidas como gorduras trans, que são associadas com doença cardíacas. Historicamente, a margarina costumava ser carregada com gorduras trans. Mas hoje, existem algumas variedades livres deste tipo de gordura.

Entretanto, os fabricantes podem colocar no rótulo dos seus produtos que são livres de gordura trans, desde que tenha menos de 0,5 grama de gordura trans por porção. Para se certificar de que você está evitando gorduras trans, leia os rótulos – e faça isso sempre, seja com manteiga ou margarina.

Manteiga ou margarina, o que é melhor?

Segundo pesquisas, a manteiga ainda pode ser melhor para a saúde. Ela contém ácido burítico – que pode beneficiar a saúde metabólica e intestinal, além de prevenir o câncer –, vitamina A, que previne a artrite, as doenças na tireoide, dentre outras. Mas não esqueça: seja manteiga ou margarina, o segredo está em consumi-las de forma moderada, como qualquer alimento. A última dica que deixamos para você é utilizar a manteiga clarificada. Aprenda como fazer:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!