Exercícios

Compressa é opção para amenizar dor muscular pós-treino

Por Redação Doutíssima 18/08/2014

Diversas atividades físicas podem resultar em dor muscular. Talvez você seja iniciante e o seu corpo ainda não esteja acostumado. Quem sabe você fez um treino de intensidade um pouco maior àquela que você estava habituado. De repente, você fez algum movimento equivocado, mexendo seu músculo de forma inadequada. Mas você sabia que você pode amenizar a dor muscular pós-treino com a compressa?

compressa

Compressa que utiliza água quente é a mais indicada para alívio da dor muscular. Foto: Shutterstock

Compressa quente, a melhor opção

As opções disponíveis são duas: compressa quente ou fria. No caso da dor muscular, a melhor opção, sem dúvidas, é a quente. Isso porque o calor faz com que os vasos sanguíneos se dilatem, aumentando o fluxo sanguíneo na zona afetada pela dor. Além disso, o calor na pele faz com que os músculos relaxem.

Para utilizá-la contra a dor muscular que eventualmente aparecer depois do treino, você tem que considerar uma série de fatores. Por exemplo, a temperatura da sua compressa não pode estar muito alta, já que isso pode resultar em queimaduras na área em que você aplicar.

Além disso, a aplicação deve ser suave sobre a área afetada, e você deve deixá-la agir por, no mínimo, períodos de cinco minutos. Acredite, se a dor muscular não for assim tão intensa, mais para um incomodo, o alívio será quase imediato – do contrário, poderá levar um pouco mais de tempo.

Como fazer a melhor compressa?

Existem diversas formas de fazer uma boa compressa quente, mas a mais conhecida é molhar uma toalha em água quente. A temperatura ideal é quando, depois de colocar a chaleira na água, você notar que começaram a fazer borbulhas. Aí, você pode mergulhar a toalha nessa água quente, cuidando para não se queimar.

Em seguida, deve escorrê-la e colocá-la na área que você sente dor por aproximadamente cinco minutos, repetindo esse processo pelo menos umas dez vezes seguidas.

Há, porém, outras maneiras alternativas de realizar uma compressa quente: acredite, uma opção é pegar um saco de arroz, lentilha ou feijão e colocar no microondas durante dez segundos ou até que o saco esteja quente o suficiente.

Aí, então, você tira o saco do microondas, enrola ele em um pano de prato limpo, espera uns 20 segundos e, quando o calor já foi transferido do saco para o pano, aplica o pano diretamente na zona que apresenta dor – esse procedimento deve ser repetido cinco vezes, por mais ou menos três minutos cada vez.

Algumas dicas adicionais

As garrafas de plástico nas quais são colocados os refrigerantes são excelentes opções para manter quente a água por um maior período de tempo e, por isso, podem ser utilizadas nesse tipo de tratamento para a dor muscular.

Nesses casos, você precisa apenas encher a garrafa com água quente, fechá-la adequadamente e envolvê-la em uma toalha bem grossa – e logo após aplicar no local da dor. É possível fazer essa aplicação por várias horas, já que a garrafa definitivamente conserva bem o calor.

Esse é um tratamento excelente já que não traz efeitos colaterais, tampouco possui contraindicações. Os únicos cuidados são não aplicar a compressa quando houver ferida na zona da dor muscular e cuidar para não se queimar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!