Sem categoria

Conheça o método Gyrotonic e o que ele pode fazer pelo seu corpo

Por Redação Doutíssima 18/08/2014

Pouco esforço e grandes resultados. Esse é, certamente, o sonho daqueles que não são muito adeptos de frequentar a academia, correr ou suar até que as pernas comecem a doer. Acredite, isso pode não estar tão longe assim do alcance. Conheça um pouco mais sobre o Gyrotonic, método que ajuda a conservar e melhorar a saúde com um pequeno esforço físico.

Muita gente pode pensar que esse método é uma novidade revolucionária, mas a verdade é que ele foi criado já no fim da década de 70. Quem desenvolveu a técnica foi o ex-bailarino romeno Juliu Horvarth que, depois de se aposentar em razão de uma lesão, estudou e buscou alternativas que pudessem melhorar as dores que sentia.

gyrotonic

Gyrotonic foi criado nos anos 70 para ajudar a fortalecer musculatura. Foto: Divulgação/Gyrotonic

O que é o Gyrotonic

Basicamente, o Gyrotonic envolve o melhor da dança, da ginástica, do tai chi chuan, da natação e da yoga. Os exercícios são sequências de movimentos circulares, em espiral e ondulares, que partem sempre da coluna vertebral. As sequências são sincronizadas com a respiração, e realizadas com diferentes ritmos, criando assim um estímulo cardiovascular.

Eles permitem adaptar e trabalhar exercícios funcionais, trabalhando, por exemplo, o apoio correto do pé, a estabilidade, o alinhamento do joelho, todas técnicas indispensáveis para a prevenção de lesões.

O Gyrotonic é praticado com uma máquina específica, que se chama pulley tower, na qual estão instalados pratos giratórios que se movem em razão de um complexo sistema de correias, cordas e contrapesos.

E tudo isso não é em vão: é por causa desse sistema que não há aquela parada brusca que ocorre na maioria dos exercícios, e isso minimiza bastante os riscos de lesões, oferecendo uma liberdade de movimento semelhante à natação.

Para quem o método é indicado

A técnica do Gyrotonic foi desenvolvida para a recuperação de pessoas com lesão – ou seja, ele é ideal para as pessoas que tiveram algum trauma e querem recuperação. Isso porque os movimentos do método são muito suaves e é possível adaptá-los a cada um dos participantes. Algumas condições que podem ter seu tratamento melhorado com o Gyrotonic são a lombalgia, a fibromialgia, a hérnia de disco, dentre outras.

No entanto, esse método também é indicado para todas as outras pessoas. Ele beneficia aqueles que praticam esportes que exigem bastante do físico, como o futebol. E também é excelente para aquelas pessoas que não gostam muito de praticar esportes, mas querem realizar alguma atividade física – que todos sabem ser importantíssima para a saúde.

Quais os benefícios do Gyrotonic?

– Ajuda a fortalecer a musculatura.

– Trabalha grande parte das articulações do corpo, o que contribui para a prevenção de lesões. As articulações ficam mais flexíveis e ganham maior mobilidade.

– Melhor a circulação do sangue e a oxigenação.

– Contribui para uma boa postura corporal, e melhora tanto o equilíbrio como a coordenação neuromuscular.

– Mesmo que não seja um exercício aeróbico e não seja indicado para pessoas que procuram emagrecer, ele ajuda a definir a musculatura e isso faz com que muitas pessoas o procurem.

– Ajuda a combater o estresse e a ansiedade, já que um dos pontos fundamentais é a respiração correta para permitir o relaxamento.

– Ganhar força e resistência.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!