Dieta

Tempo na dieta! Dia do lixo pode gerar transtornos alimentares

Por Redação Doutíssima 18/08/2014

Todo mundo tem uma hora do dia ou na semana que sente uma vontade de furar a dieta. Pode ser no meio da tarde, depois do trabalho ou no jantar, antes de dormir ou no fim de semana. Por isso, você precisa sempre ter um plano para se distrair nestas horas, ou algo para te motivar. Também vale a pena escrever as razões para querer perder peso. Porém, a maneira mais usada para manter a dieta é ter um dia do lixo.

Neste dia, é possível fugir da dieta e comer o que você quiser, mas no outro dia, volta-se à dieta rigorosa. Muitas pessoas não tiram um dia inteiro para isso, mas somente uma refeição na semana. Parece pouco? Veja neste artigo como o dia do lixo pode influenciar – e até mesmo estragar – a sua dieta.

dia-do-lixo

Perder o controle da dieta e comer além da conta pode gerar estragos na saúde. Foto: Shutterstock

Dia do lixo pode trazer mais riscos do que benefícios

Nutricionistas indicam que, quando você está tentando mudar seus hábitos alimentares e se tornar mais saudável, é importante não tirar completamente do seu cardápio os alimentos que você ama.

Você provavelmente não vai poder continuar comendo pizza cinco dias por semana, mas você ainda pode desfrutar de uma fatia de vez em quando. Mas se você deixar para comer uma pizza inteira apenas no seu dia do lixo? Alguns especialistas dizem que pode prejudicar a sua saúde mais do que você pensa.

Quando você está fazendo uma dieta com baixas calorias e principalmente de carboidratos, o seu organismo está fazendo um grande esforço para eliminar algumas substâncias prejudiciais. Porém, no dia do lixo, você pode perder o progresso feito durante a semana. Você não vai engordar, mas pode sofrer alguns efeitos.

Você se sente bem depois de comer coisas gordurosas e calóricas? As células do seu corpo possuem vias bioquímicas para processar carboidratos, e um conjunto diferente de processar a gordura. Quando você mantém uma dieta ingerindo poucos carboidratos seu corpo precisa se adaptar a esta nova situação. Mas se você tenta mudar sua dieta você pode acabar com este equilíbrio.

Dia do lixo pode causar transtornos alimentares

Alguns nutricionistas alertam que deixar um dia para comer alimentos mais calóricos pode afetar negativamente a sua relação com o estilo de vida mais saudável. Por exemplo, se você comer um hambúrguer e batata frita com refrigerante em um dia, não vai sentir o mesmo prazer em comer arroz integral, frango grelhado e salada no outro.

Sabemos que nosso paladar pode ser treinado e, com o passar do tempo, preferir o sabor de frutas e legumes no lugar de uma alimentação mais gordurosa ou mais salgada. Além disso, os resultados podem ser mais severos e causar transtornos alimentares. Os mais comuns são: a compulsão alimentar e a bulimia.

O segredo está em incluir estes alimentos que você gosta não apenas em um dia na semana e sem moderação. Você pode comer o que você quiser, desde que respeite uma quantidade adequada, isso é uma reeducação alimentar, que é a chave para o sucesso do emagrecimento.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!