Dica do Nutricionista

Ingerir líquido durante as refeições é errado? Tire suas dúvidas!

Por Redação Doutíssima 20/08/2014

Passamos muito tempo da nossa vida lendo e ouvindo teorias relacionadas ao fato de ingerir líquidos durante as refeições. Afinal de contas: beber água, suco, refrigerante ou qualquer outra coisa enquanto estamos comendo engorda? Faz mal? Pode? Não pode? Qual a explicação?

Mitos sobre ingerir líquidos durante as refeições

Dizer que ingerir líquido durante as refeições engorda é um mito bastante disseminado na atualidade. O que acontece na verdade é que, ao misturar líquidos – sejam eles quais forem – com comida, você está dilatando o seu estômago e gerando uma sensação de inchaço. Esse inchaço abdominal é erroneamente confundido com uma possível formação de barriga.

ingerir-líquido-durante-as-refeições

O maior prejuízo ao beber nas refeições é relacionado ao processo de digestão. Foto: Shutterstock

Embora não engorde efetivamente, ingerir líquidos durante as refeições faz você comer mais, e comendo mais você pode, sim, acabar pegando peso. Mas se eu ocupo meu estômago com líquidos, como posso comer mais?

A verdade é que o espaço não é verdadeiramente preenchido, mas dilatado. Esse processo torna o seu estômago – que é um músculo – mais elástico e consequentemente com mais espaço.

Uma vez que há mais espaços, sinais serão enviados para o cérebro de que é preciso preencher essas lacunas. Como resultado você demora mais tempo para sentir-se saciado e por consequência acaba comendo mais do que comeria caso optasse por não ingerir líquidos durante as refeições.

Prejuízos ao ingerir líquidos durante as refeições

No entanto, engana-se quem pensa que o maior problema em ingerir líquidos durante as refeições está relacionado com o ganho de peso. Na verdade, o prejuízo está relacionado ao processo de digestão do alimento. Isso porque após a mastigação, o alimento passa pela faringe e esôfago e vai para o estômago, onde está presente o suco gástrico, essencial para o processo de digestão.

O suco gástrico é composto, entre outras substâncias, por ácido clorídrico, pepsina e renina. A renina é uma enzima que age sobre a caseína (uma das principais proteínas do leite) e é produzida pelo estômago durante os primeiros meses de vida. O ácido clorídrico é o responsável por manter baixo o PH do estômago. E a pepsina é a enzima responsável pela quebra das proteínas.

Ao tomarmos uma grande quantidade de líquido durante as refeições, a concentração de ácido clorídrico presente no estômago diminui e algumas enzimas são diluídas, o que prejudica a digestão dos alimentos e pode ocasionar indigestão, gases e flatulências.

Além disso, o consumo de líquidos nas refeições pode acarretar em uma diminuição dos nutrientes absorvidos pelo corpo devido à passagem mais rápida dos alimentos pelo estômago.

O maior problema está na quantidade ingerida. Ainda que seja importantíssimo beber bastante líquido durante o dia, o ideal é que isso não seja feito em grande quantidade durante as refeições. Se você não consegue ficar sem água ou qualquer outro líquido enquanto almoça ou janta, procure não ultrapassar a quantidade de 1 copo de 200ml.

Nos intervalos entre as refeições, beba água à vontade. Além disso, é importante evitar os refrigerantes, que são o tipo de líquido que traz maior prejuízo ao organismo e que mais dilata o estômago.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!