Estética

Lipoaspiração a laser é opção para eliminar gorduras e modelar o corpo

Por Redação Doutíssima 20/08/2014

A cada dia que passa, mais mulheres recorrem à técnicas médicas para resolver insatisfações com o seu corpo. Isso faz com que a indústria da cirurgia plástica venha evoluindo nos últimos anos. Entre os avanços tecnológicos da área é possível destacar um que já caiu na graça das mulheres: a lipoaspiração a laser.

Como o próprio nome sugere, a técnica consiste na utilização do laser no processo de derretimento da gordura a ser retirada via aspiração. Esse procedimento substitui o uso da cânula na cirurgia tradicional.

lipoaspiração-a-laser

Lipoaspiração a laser é técnica estética moderna e não invasiva. Foto: Dikiiy/Shutterstock.com

Como é feita a lipoaspiração a laser

Uma vantagem da lipoaspiração a laser é que, na técnica, não é necessária a anestesia geral – ainda que a mesma não seja descartada. Conforme a escolha do paciente, juntamente com o médico, é possível fazer anestesia local ou peridural. Isso possibilita que a lipoaspiração seja feita por etapas – primeiro pernas e coxas e posteriormente barriga – evitando que o paciente passe muito tempo sob o efeito da anestesia.

A lipoaspiração a laser pode ser feita em qualquer região do corpo que apresente acúmulo de gordura. A técnica também é recomendada pelos médicos no tratamento da celulite.

Isso porque o laser consegue romper as moléculas de gordura que inflamam a célula, resultando assim em uma pele mais uniforme. Além disso, o método é eficaz na estimulação da produção de colágeno, o que torna a superfície da pele mais lisa, saudável e tonificada.

Em termos de contraindicações, pode-se dizer que as restrições são semelhantes a de uma lipo tradicional. Isso significa que o acompanhamento médico é indispensável, bem como estar com a saúde em dia e ter como objetivo eliminar a gordura localizada.

Em outras palavras, a lipoaspiração a laser não é uma cirurgia de emagrecimento. O tempo de realização do procedimento é variante com a área a ser mexida, podendo levar menos de uma hora em regiões pequenas como a papada, ou algumas horas, em caso de regiões maiores como o abdômen.

Lipoaspiração a laser não faz milagre

É importante ter em mente que, embora moderna, assim como qualquer outro procedimento estético, a lipoaspiração a laser não faz milagre. A gordura eliminada pode voltar, caso o paciente não invista em dieta e exercício. Por isso, não basta apenas realizar a cirurgia, é preciso aliar bons hábitos de vida para manter os resultados obtidos.

Em termos comparativos, a técnica apresenta vantagens em relação à lipo tradicional. Isso ocorre uma vez que o aparelho reduz o sangramento e torna a recuperação do paciente mais rápida. Se a opção do médico e do paciente for pela aplicação da anestesia local, os riscos são certamente menores do que a lipoaspiração tradicional feita com anestesia geral.

Vale lembrar, entretanto, que o risco de complicações tende a aumentar de acordo com o aumento da área que o paciente deseja corrigir. Quem vai corrigir somente a papada, por exemplo, corre menos riscos do que uma pessoa que vai fazer a lipo laser na barriga, culotes e coxas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!