Amamentação

Medo de amamentar: o que causa o problema e como tratá-lo

Por Redação Doutíssima 20/08/2014

É uma unanimidade entre os profissionais da saúde que o leite materno proporciona inúmeras vantagens à saúde, ao crescimento e ao desenvolvimento do bebê. Porém, o tema de amamentar gera em algumas mamães muitos temores e medos – que normalmente começam com o “eu não consigo”. O medo de amamentar realmente é um problema, mas é possível vencê-lo.

medo-de-amamentar

O medo de amamentar pode ser vencido se a mãe tiver confiança e tranquilidade. Foto: Shutterstock

Pensamentos comuns que movem o medo de amamentar

“Eu não consigo”. Será?

Normalmente, o primeiro medo de amamentar diz respeito a um sentimento negativo que a mãe tem, supostamente indicando que ela não vai conseguir fazê-lo. Para vencer esse problema, você precisa buscar informação e se capacitar de forma teórica e prática para conseguir amamentar adequadamente e, assim, vencer o receio.

É importante reconhecer que, mesmo que a amamentação seja uma condição natural, é preciso buscar as ferramentas para aprender a fazê-la: como colocar o bebê, em que posição segurá-lo, como adaptar a boca ao peito etc. Sabendo de antemão essas respostas, as coisas se tornam mais fáceis na “hora da verdade”.

“Será que vai ser um fracasso”?

Outro medo de amamentar muito frequente está relacionado com o temor da mãe de que a amamentação seja um fracasso e o bebê não ganhe peso. Mas isso não pode ficar ressoando na cabeça da mamãe, já que todos sabemos que alimentar o bebê com leite materno tem muitos benefícios, em razão dos nutrientes nele contidos.

Além disso, o leite materno atua como um protetor da saúde do bebê e uma espécie de “vacina natural”, em razão das altas concentrações de imunoglobinas, que permitem fortalecer o sistema imunológico, protegendo contra infecções, como a diarreia e as otites, diminuindo o risco de alergias e desnutrição.

Resumindo, você não deve ter medo de que a amamentação seja um fracasso, já que certamente dar leite materno ao seu bebê é a melhor opção possível.

“Acho que vai doer…”

Mais do que comum, também, que o medo de amamentar esteja relacionado com a possível dor que a mãe pode sentir. Mas acredite: é um mito pensar que a amamentação produz dor.

É verdade que nos primeiros dias de amamentação há uma maior sensibilidade nos seios, mas essa é uma situação que dura poucos dias e não é tão ruim assim para você colocá-la como um obstáculo e deixar de amamentar seu pequeno.

Lembre-se, porém, que qualquer dor que não seja exatamente leve não é normal e pode ser que o problema seja a forma que você está colocando o bebê para amamentar. Caso a dor persista, então é recomendável que você procure um médico especialista que poderá dar mais informações sobre o que está acontecendo.

Algumas dicas para superar o medo de amamentar

– Se você tem as informações corretas e apropriadas, não há o que temer. Você poderá enfrentar qualquer problema.

– Esteja tranquila e relaxada ao amamentar, e não pense que você deve ser a “mamãe perfeita”, já que ela não existe. Colocar essa carga extra e desnecessária de responsabilidade serve apenas para aumentar seus medos.

– Seja positiva, tenha confiança, e não seja obcecada pelo tema – é algo natural, e se você ficar remoendo certamente os medos surgirão desnecessariamente.

– Lembre-se que você vem se preparando há nove meses para ser mamãe, então, certamente, está informada e preparada tanto física quanto emocionalmente para isso.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!