Receitas

Aprenda a fazer uma deliciosa macarronada light para o almoço de domingo

Por Redação Doutíssima 21/08/2014

Almoço de domingo pede uma receita especial. E caso você esteja controlando o peso, é possível, sim, desfrutar desses bons momentos sem precisar sair da dieta. E melhor: sua família não vai nem notar que é uma receita reduzida em calorias. Que tal deliciar-se com uma macarronada light? Para encher seu domingo de suspiros, preparamos alguns molhos para você incrementar a receita e arrasar com a sua própria macarronada light.

Nossa primeira dica é a utilização do macarrão integral: ele é útil pois, assim, você evita a farinha branca e, além disso, incorpora fibras à sua alimentação. Geralmente, o recomendado é 100g por pessoa (o que é algo perto de um punhado no caso do espaguete). Cozinhe a massa com um fio de óleo e pouco sal em água fervente. O tempo varia de marca para marca.

macarronada-light

A macarronada light pode ser incrementada com o uso de alguns molhos especiais. Foto: Shutterstock

Molho sem carne para macarronada light

Feito isso, chegou a hora de incorporar à sua macarronada light os nossos molhos. O primeiro é um molho para que dispensa o uso de carne. Faça com duas cenouras médias picadas pequenas, uma abobrinha paulistinha, uma xícara de ervilhas frescas, duas colheres de sopa de cebola cortada bem fininha, um dente de alho amassado, uma colher de azeite, 500 ml de leite desnatado, duas colheres de sopa de farinha de trigo, sal e noz moscada a gosto.

Aqueça o azeite e refogue rapidamente a cebola e o alho, coloque a cenoura e coloque um pouco de água para cozinhar. Quando a cenoura estiver “al dente”, coloque a abobrinha e a ervilha e termine o cozimento.

Em outra panela, coloque o leite para esquentar com uma pitada de sal e noz moscada, em um copo do próprio leite dissolva a farinha e misture ao leite esperando engrossar. Misture ao refogado de legumes, coloque o sal conforme o seu gosto e seu molho estará pronto. Junte ao macarrão preparado conforme sua preferência e sirva ainda quente.

Dica de bolonhesa para macarronada light

Agora, se você é daquelas apaixonadas por um molho a bolonhesa, que tal uma macarronada light com molho de carne com legumes? Para essa delícia, você precisará de uma colher de sopa de azeite de oliva, duas xícaras de chá de carne cortada em tiras, ½ xícara de chá de abobrinha ralada, ½ xícara de chá de beterraba ralada, ½ xícara de chá de cenoura ralada, duas xícaras de molho de tomate, duas colheres de sopa de manjericão, duas colheres de cebolinha picada, queijo parmesão ralado a gosto e sal a gosto.

Aqueça o azeite e frite a carne. Acrescente a abobrinha, a beterraba, a cenoura e refogue. Em seguida, coloque o molho de tomate, misture e deixe apurar por aproximadamente 5 minutos. Acerte o sal e finalize com a cebolinha.

Uma boa dica para arrasar na sua macarronada light é acrescentar um fiozinho de óleo de oliva no prato já servido. Além disso, caso seja da sua preferência, a mesma receita pode ser feita com carne branca. Basta substituir as tiras de carne por tiras de peito de frango.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!