Exercícios

Pular corda é um exercício completo. Descubra o porquê!

Por Redação Doutíssima 21/08/2014

Você sabia que muitas pessoas que buscam emagrecer fazem uso de uma brincadeira de criança? Pois é, pular corda não só emagrece como mais do que isso: é uma atividade aeróbica muito completa que funciona tanto para afinar a silhueta, tonificar os músculos e combater o estresse quanto para desenvolver agilidade, ritmo, equilíbrio, impulsão, coordenação motora e força muscular.

Pular corda, além de fácil de executar, tem um potencial de resultados rápidos: são aproximadamente 400 calorias a cada meia hora. Isso, combinado com uma alimentação equilibrada, pode ajudar a enxugar cerca de oito quilos por mês. Muito mais do que se consegue no mesmo tempo de caminhada, pedalada ou corrida.

pular-corda

Na hora de pular corda, é importante ficar atento à escolha de roupas adequadas. Foto: Shutterstock

O que fazer para pular corda?

A primeira atitude para você que busca condicionamento físico com este exercício é escolher a corda certa. Existem cordas de todos os tipos e tamanhos, e a escolha entre elas deve ser individualizada.

É fácil saber se você escolheu o tamanho adequado do acessório: segure a corda com as mãos, pise no centro dela com os pés unidos, e estique até que o cabo em que você apoia as mãos esteja na altura do peito, próximo às axilas. Se cumprir este padrão, a corda tem o tamanho perfeito para você. Vale lembrar que a maioria das cordas atualmente é ajustável.

 

Tire dúvidas e compartilhes experiências ‘fitness’ em nosso fórum de discussões! 

Além disso, iniciantes na arte de pular corda devem procurar sempre cordas de material leve, como as cordas de nylon. Cordas de aço revestido com tecido, de sisal e de couro, por exemplo, também são boas, mas são mais pesadas e demoram mais para lacearem. As cordas com peso maior são boas opções para quem já está num nível mais avançado, como forma de intensificar o treino.

Outro ponto que você deve atentar é para o material das manoplas – aquele cabo que se usa para segurar a corda: elas devem ser de material resistente, como o PVC, e preferencialmente emborrachadas, evitando que as mãos fiquem machucadas ou com calosidades.

Cuidados para pular corda com segurança

Na hora de iniciar o exercício, é importante ficar atento na escolha de roupas adequadas para tal. Lembre-se sempre que pular corda é um exercício que demanda roupas confortáveis e um bom tênis, visto que é uma atividade de salto que implica em um impacto nas articulações.

Além disso, as roupas devem ser de um material de fácil absorção do suor, visto que é uma atividade aeróbica. Aliás, ao levarmos em conta de que estamos nos exercitando – ainda que de forma lúdica –, é imprescindível fazer um aquecimento prévio.

Isso pois pular corda irá aumentar sua frequência cardíaca. Uma boa dica é começar dando pulinhos sem a corda por um ou dois minutos. Os braços podem ser aquecidos por meio do movimento de giro com a corda por cima da sua cabeça, batendo a corda, e apenas passe por cima dela, sem pular.

Em termos de regularidade, ela é mais importante que a frequência. Portanto, se você é iniciante nos exercícios físicos e na corda, é importante respeitar o seu ritmo até que se sinta seguro para progredir o exercício. Pratique entre três e cinco vezes por semana e intensifique o treino uma vez por semana ou quando se sentir seguro para fazê-lo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!