Exercícios

Aprenda a preparar treinos para tríceps e fortaleça seus músculos

Por Redação Doutíssima 22/08/2014

O músculo do tríceps está entre aqueles que mais leva as pessoas a se preocuparem com o avanço da idade. É o famoso músculo do “tchau”, que balança com o aceno e entrega a flacidez local. Tríceps em latim quer dizer “três cabeças”, ou seja, cabeça longa, cabeça lateral e cabeça média. Para obter bons resultados a partir de treinos para tríceps, você deve trabalhar, especificamente, as três partes do músculo.

treinos-para-tríceps

Treino para tríceps é definido a partir de análise sobre a deficiência muscular. Foto: Shutterstock

Exercícios corretos em treinos para tríceps

As três cabeças do tríceps funcionam juntas, então, é impossível treinar isoladamente apenas uma delas. Antes de o especialista prescrever um tipo de treinos para tríceps, ele precisa verificar qual a cabeça tem maior deficiência. Esse exame é feito por meio de toque.

O tríceps é o maior músculo do braço – ele ocupa 2/3, enquanto o bíceps ocupa 1/3. Sendo assim, não adianta malhar muito o bíceps e deixar o tríceps de lado. O que vai fazer a diferença é o ângulo dos braços, que pode mudar a ênfase do exercício e estressar as cabeças de formas diferentes durante os treinos para tríceps.

Muitas pessoas não sabem como os exercícios estão atingindo o tríceps e, geralmente, enfatizam demais a cabeça lateral e esquecem a média e a longa, sendo que o ideal é trabalhar todas as cabeças do mesmo modo.

Conheça um programa de treinos para tríceps

Confira a seguir um exemplo de exercícios para desenvolver melhor o tríceps, lembrando que a atividade física deve ser programada pelo educador físico.

– Tríceps na Polia Unilateral:um dos treinos para tríceps é chamado de Polia Unilateral. Com um puxador no pulley alto, segure-o com uma mão, com a palma para cima e puxe-o para baixo. Mantenha os cotovelos imóveis e estenda o braço quase que totalmente. Faça a serie com um braço de cada vez.

Francês Unilateral: sentado ou de pé, segure o peso sobre a cabeça com o braço esticado e a palma da mão voltada para o centro. Flexione o cotovelo atrás da cabeça ao máximo que puder, voltando a estender o braço. Repita a série com o outro braço.

Extensão de tríceps curvado: este exercício deve ser feito com um joelho e uma mão apoiados em um banco. Com a outra mão, pegue o peso e eleve para perto do corpo, esticando o braço e flexionando o cotovelo a 90 graus. Volte à posição inicial mantendo a palma da mão voltada para o corpo. Repita a série com o outro braço.

– Testa no banco com barra: outro exercício que faz parte dos treinos para tríceps é deitar, com os braços dobrados e segurar a barra com a palma das mãos viradas para seu corpo. Eleve a barra lentamente na altura da sua cabeça, com os braços esticados e os cotovelos destravados. Retorno à posição inicial.

Atenção aos exageros

Um erro bem comum, cometido principalmente pelos homens, é malhar demais este músculo, esquecendo o fato de que este grupo muscular também é trabalhado nos treinos de peito e ombros. Lembre-se que o peso puxado durante as séries de treino de tríceps irá variar de acordo com sua resistência, sendo avaliado por um especialista.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!