Pele

Mãos macias: 6 dicas para ter uma mão suave

Por Redação Doutíssima 22/08/2014

As pessoas usam as mãos para quase tudo o que fazem e como resultado aparece problemas como pele seca e rachada, para não mencionar o envelhecimento precoce. Para manter as mãos macias, deve-se cuidar delas diariamente. Uma das rotinas de beleza tanto de mulheres quanto de homens é com certeza manter as mãos sempre hidratadas e macias. Mas será que somente passar creme resolve? É o que veremos neste artigo.

mãos macias

foto: shutterstock

Dicas fáceis para ter as mãos macias

  1. Usar luvas. O ideal seria sempre usar luvas de borracha quando a pessoa fosse fazer qualquer trabalho que envolve o uso de detergentes ou qualquer tipo de produto que possa danificar a pele.
  2. Manter as mãos limpas. As pessoas não podem se esquecer de lavar as mãos regularmente para mantê-las livres de sujeiras ou a agentes patogênicos. Para isso, o ideal é escolher um sabonete hidratante suave para que a lavagem regular das mãos não as resseque muito. As pessoas devem secar as mãos com cuidado, especialmente no inverno, e quando for sair em um dia frio, usar de preferência um par de luvas. Pois o tempo frio pode ressecar e rachar as mãos.
  3. Hidratar as mãos. Para neutralizar todo o desgaste da pele, o ideal é hidratar o mais rápido possível e fazer disso um hábito. Vale ressaltar que é importante a pessoa hidratar as mãos e as cutículas, pois se elas ficarem muito secas pode ser doloroso, e também levar ao aparecimento de rachaduras, sangramentos, criando áreas de pele abertas ou quebradas para que as bactérias possam penetrar e causar infecção. Deve-se escolher um creme hidratante feito especificamente para as mãos. Segundo especialistas, qualquer creme para as mãos que contenha glicerina é muito eficaz para manter as mãos macias e suavizar as partes ásperas das mãos.
foto: shutterstock

foto: shutterstock

Como obter mãos macias com receitas caseiras

Há algumas receitas caseiras que farão suas mãos macias, sem que as pessoas precisem gastar muito dinheiro com cremes hidratantes caros. Vejamos algumas sugestões:

  1. Antes de ir para a cama, a pessoa pode aplicar uma grande quantidade de vaselina ou azeite para as mãos. Depois deve colocar um par de luvas de algodão finas e leves, para manter o produto somente nas mãos e não manchar a cama. Este método também fará o tratamento mais eficaz.
  2. Outra boa maneira de manter as mãos macias naturalmente e rapidamente é esfregá-las no azeite por alguns minutos, em seguida, esfregar fatias de limão sobre elas. Na sequência devem-se lavar as mãos e secá-las com cuidado, e a pele ficará muito mais suave.
  3. Açúcar simples para esfoliaçãoPara esfoliar e tornar as mãos macias, nada melhor do que açúcar simples. A temperatura fria, os produtos de limpeza, entre outras coisas podem deixar as mãos ressecadas, por isso, antes de amaciá-las é necessário fazer uma esfoliação para retirar a pele morta, bastando usar este produto caseiro que pode agir como verdadeiro esfoliante.
  4. Usando Açúcar: deve-se derramar algumas vezes por semana de uma a duas colheres de sopa de açúcar em cada mão. Na pia deve-se esfregar o açúcar entre as palmas das mãos para unificar e, em seguida, espalhar nas mãos fazendo pequenos movimentos circulares, e depois esfregando para retirar a pele morta. Depois é só enxaguar bem, e a pessoa notará a pele macia e suave aparentando ser mais jovial.  Na sequência é só aplicar um creme ou loção hidrante, conforme necessário durante todo o dia para proteger essa nova pele.

Essa receita simples e econômica é muito eficiente para quem deseja cuidar e deixar as mãos macias. Cuide-se!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar